Tecnologia x Alegria

Lembro-me muito bem da minha vida em relação a video-games. Até porque 90% da mesma era por conta de jogos eletrônicos. Sempre fui meio franzino e apanhava fácil dos amiguinhos na rua, além de ser sempre carta-branca nas brincadeiras. Me restava brincar em casa. Não que isso não fosse divertido, não que faria diferente, enfim: era tudo que eu tinha, então era a melhor coisa do mundo. E era mesmo.

Minha única frustração sempre foi ter as coisas atrasadas, ou seja, depois de que saía de moda. Sempre peguei as roupas do meu irmão, quando ele crescia. Ah, era até legal usar conga dos trapalhões com a cara do Zacarias e do Mussum depois que estes já tinham morrido há uns 2 anos. Mas servia e era confortável pra correr dos meninos que queriam me bater ou roubar meu lanche.

conga

Com video-games, era exatamente igual: tive Atari quando a moda era Master System. Tive Master System quando a moda era Mega-Drive. Nem Mega-Drive tive. Quando a moda era o Super Nintendo, eu tava lá, firme e forte jogando Alex Kidd in The Miracle World no Master, feliz da vida, fingindo que era Sonic. Fui direto pro Super Nintendo, quando a moda era PlayStation 1 e, finalmente, comprei um PlayStation 1 uns 3 dias antes de ficar sabendo que a galera radical tava detonando (termos usados na época) no Play 2. Coincidência ou não, tenho agora um notebook que roda jogos de do Pê S2 logo quando surgiram Play 3 e esse tal de Nintendo Wii.

Esse último é totalmente realista e exige esforço físico semelhante ao que você faria pra fazer algo de verdade: No jogo de tênis, você fica em pé e o controle vira uma raquete. Tem um jogo de ginástica que você tem que seguir um monte de exercícios e, se fugir da intensidade, técnica e ritmo dos mesmos, o video-game acusa.

wii

Para isso, o Nintendo Wii se utiliza de 4937,4938²²³³ sensores de presença e movimento, o que deixam a coisa mais realista. É tão realista, mas tão realista, que… Perdeu a graça.

Sim. A graça do video-game nunca foi e nunca será a proximidade da verdade, do movimento real. Legal mesmo era ver a cabeça quadrada do Donkey Kong correndo atrás de uma mancha amarela quadrada (banana) pela tela 2D. Bom mesmo era o velho Ryu ou o Ken soltando uma seqüência de Haduguem, Cat Cat Fruugem e Hoooolyugem! O resto é piada.

alexvc vai atravessa o campim verde de mato pisädo e vai te um corvo, marrom esse corvo vai te joga veneno e vc abaixa essa cabeca de aluno da apae ai e solta o brasselete nele, dai vc ja pode i pro laguim~~ ALEX KIDD

Alguém ousa afirmar que se divertiu mais com um jogo de futebol do que com o Super Star Soccer ou com a versão paraguaiamente brasileira do Ronaldinho Campeonato Brasileiro 96 (Rrronaldinio Campionato Bracileño Nuventa i Ses)? O Winning Eleven, Fifa, até nos entertem. Mas você só socou aquele seu vizinho ou seu primo babaca quando perdeu pra ele na plataforma Super Nintendo. No PlayStation você pode ter esboçado, mas não socou. (Eu era o primo socado, no caso).

E também foi só com máquinas antecessoras do Play 1 que você ouvia da sua mãe que video-games estragavam o som da televisão, e davam exemplos, como: “ah, tá vendo aquela tv que tá com o som ruim e a imagem horrível? pois é, ficou assim depois que ligaram o Atari nele”. Só com video-games antigos nós éramos obrigados a esperar, no mínimo 1 hora para poder jogar depois de alguma refeição, pois, segundo nossos pais, jogar video-game depois de almoçar fazia mal. E, sem nenhuma sombra de dúvida, video-games mais antigos, irrefutavelmente, causavam EPILEPSIA.

É, isso não era qualquer coisa! Era um barato ler avisos no manual de instruções do seu Sega Tectoy Master System III que “o video-game, se utilizado de forma incorreta e imprudente, após muitas horas de uso, a pessoa pode apresentar sinais de epilepsia, ver vultos inexistentes e perder a coordenação de movimentos, fazendo com que ela pisque involuntariamente e faça movimentos bruscos involuntários”. Tinha coisa melhor que isso? Era um misto de medo e de desafio. Me dava um certo calafrio, principalmente quando ia jogar Mortal Kombat. Vultos, epilepsia, movimentos estranhos? Meu Deus, é tudo que tem no Mortal Kombat! Praticamente um Fatality. Confesso que, por ficar cismado, acabava sentido tais sintomas, mesmo que eles não existissem. Afinal, video-game era algo mitológico.

Se fizermos uma lista, tínhamos Bomber Man, Mickey, Alex Kidd, Sonic, Super Star Soccer, Donkey Kong 1, 2 e 3 (impossível não citar os 3), Top Gear, Mortal Kombat, Street Fighter, Bomber Man, Star Fox, Jogos de Verão, Jogos Olímpicos, enfim. Seriam linhas de jogos que poderiam ser citados, me ajudem a lembrar mais.

onkeyDonkey Kong – vulgo DONKONG. Genialidade ao unir recursos 3D com ação e elegância

Hoje, de tão real, perdeu a graça: se vou ter que pular, cair, fazer força, não é video-game. Uma das melhores coisas definitivamente está em você poder jogar sentado, com um copo de Coca e pipoca babada por perto, esticado no sofá, controlando o mundo apenas com as mãos, com pessoas a meio metro de você xingando e torcendo.

Já ficamos muito tempo em casa por falta de tempo ou oportunidade, para ainda trocarmos uma partida de futebol, tênis, vôlei, basquete ou alguma piscina pra fazermos força em casa. Tudo na sua hora: video-game de verdade, com gente normal, nunca impediu que tivéssemos vida social. Pelo contrário. Era com meus amigos de video-game com quem jogava bola e saía em outras horas.

Baixemos emuladores e sejamos felizes. Sejamos menos perfeccionistas, realistas. Se formos mais mal-feitos, mais quadrados, seremos certamente, mais interessantes e emocionantes.

Gostou desse post? Certamente gostará desse sobre Mirc, Internet discada e outros adventos.

68 Responses to Tecnologia x Alegria

  1. Lô Colares disse:

    X Y A B pra sempre.
    porquê bom mesmo é sentir essa nostalgia.

    Curtir

  2. LadyMadonna disse:

    Mentira! Voce ta dizendo isso porque nao tem o play3 e o wii.
    É bricadera vio danilim. nao apaga meu cometario.

    QUE SAUDADE desse donkey kong 2! amava as fases do pantano…
    e as musicas eram otimas ;(
    que saudade….

    Curtir

  3. letícia disse:

    cara, que nostalgia *____*

    vc abaixa essa cabeca de aluno da apae
    JIOAJEIIOJEOIJAIOEOIAJEIOEIJA euri

    Curtir

  4. naah disse:

    eu tenho um master system 3 8D
    SKLMAMKSALMSAL<LSA
    eu jogava sonic,
    mas nunca consegui fesha ¬¬’
    e alex kidd tambem, demorei anos pra descobri como se laçava akele soquinho @_@

    Curtir

  5. Gustavo disse:

    Ok, se redimiu.

    Curtir

  6. naah disse:

    conga fas me lembrar conga la conga da gretchen kkk afmemata.

    Curtir

  7. bea disse:

    DE TAM CARO PREDEU A GARÇA.

    Curtir

  8. Lu disse:

    olham amico eu sou mega a favor de nintendo 64, fui muito feliz jogando marios kart e party e banjo&kazooie
    wii não é videogame. se fora pra fazer ginástica, vá numa academia, se for pra lutar boxe, vá fazer aulas, se for pra vogar tênis, vai jogar tênis
    qual a graça de fazer isso olhando pra uma tv?

    Curtir

  9. marcel disse:

    Eu jogava Super Nintendo depois que tinha Play 1, e jogava 64 depois qe tinha Play 2… Não resisti e comprei um GameCube. Mas me divertia muito mais com o Super Smash do 64 do que com o Melee do GameCube…

    No momento, eu to jogando Dungeon Siege no PC, um jogo de 2002.

    Curtir

  10. marcel disse:

    VIVA OS ANOS 90 E OS VIDEO GAMES DE VERDADE!

    mta emosao!

    Curtir

  11. K. disse:

    Citou bomber man 2 vezes HAHA EU VI
    enfim. tenho emulador de super nintendo e sou feliz *-* quem precisa de um play3 ou um wii idiota? hdasiudhiasu

    Curtir

  12. T (Y) disse:

    faltou o SUPER MARIO WORLD *-* (tenho emulador de snes no pc)

    Curtir

  13. RodRigO disse:

    deeels
    super nes FTW!!
    mario kart *__*
    melhor q need
    ejoiawjaowejaoiejiaoe
    donkey kong eu tinha os 3 tb mtoo afude
    mi deu nostalgia agora 😦

    Curtir

  14. UAAAAAAAAAAL, pilingo!

    quem nunca fez um gol com o alejo no super star soccer dilux???

    donkey kong 3, o melhor, sem duvidas.. saudade perdi minha fita do dk 3 =[

    Curtir

  15. Leonardo disse:

    Queria saber a manha do juiz cachorro e de fazer o gol de costas que valia 99 gols, HHAHAHAA

    Curtir

  16. fael disse:

    o gol de costas e´so cobrar lateral pro goleiro e dar a volta por tras do gol e chutar invertido kkk

    Curtir

  17. fael disse:

    mas OW
    TENHO TURBO-GAME DA CCE E UM SEGA SATURN QUEM QUISER COMPRAR ENTRA EM CONTATO?

    Curtir

  18. André disse:

    DANILO!!!!!!!!!!!

    PARABENS CARA!!!!!!!!!!! VOCÊ É O MELHOR TELETUBE DE TODOS!!!!!!!!! PELA VIGÉSIMA QUARTA VEZ (HMMMM??) EU FALO ISSO AQUI

    QUE POST SENSACIONAL

    ANTES DE PEDIR SUA PERMISSÃO, JÁ TO ENVIANDO ISSO NOS EMAILS PRA SER ESPALHADOS!!!

    D+++
    SENSACIONAL!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  19. R. disse:

    quase chorei com esse post
    eu tinha master system e alex kid in miracle world, era um dos jogos mais desafiantes que ja joguei, e até hj não consegui zerar (e olha que peguei o emulador ainda esse ano pra matar saudade).

    Coisa boa era jogar Nintendo 64 com aqueles bonecos 3D que mais parecem bonecos de pano se socando, por isso encho meu pc de emuladores de gba/snes/n64 8D

    Curtir

  20. cu sem acento disse:

    LA BOMBA

    SAQUE DO GOLEIRO

    Curtir

  21. Chicão disse:

    nintendo 64 foi minh vida.
    banjo kazooie,melhor jogo da minha vida *-*
    aquele de futebol que dizia ser DELUXE e tinha até seleção da áustria (que emoção)
    que vontade de pegar meu n64 aqui e jogar (:

    mas mesmo assim,não acho que o wii seja ruim e tal,muito pelo contrário.

    Curtir

  22. Chicão disse:

    gente nunca zerei banjo kazooie
    pra abrir a porta da bruxa precisa de 750 notinhas eu tinha 749
    maldita toupeira ):

    Curtir

  23. Chicão disse:

    gente achei meu international superstar soccer 64 *-*

    ÉÉÉ ALLEJO É MELHOR QUE PELÉÉ

    Curtir

  24. Chicão disse:

    aicu tenho que ficar assoprando até estourar minha boca por que não tá rodando

    Curtir

  25. Thiago disse:

    pow caran, esqueceu do RRR (rock n roll racing..) que certamente colocou o rockemrou na cabeça de mt criança!!! além do que era o misto de violência, adrenalina da corrida e o rockemrolllll porraaaaaa (apesar de ser um som de teclado/sintetizador mt tosco, mas é mt massaaaa!!)
    flw galere

    Curtir

  26. Igor Leonan disse:

    Foda,
    faltou Alladin, Super mario world, Scooby-doo, Mickey magical

    Curtir

  27. Igor Leonan disse:

    e os vários derivados (?) do Mario…mario kart, mario tennis,mario galaxy, mario 3d, etecetera…

    Curtir

  28. Nemi disse:

    Genial a Pura Verdade .

    Curtir

  29. Irvy K. disse:

    RISOS EU JOGAVA O RONALINHO 97 SOU MAIS MODERRRNO OK

    “Eu era o primo socado”
    GENTE? DECLARAÇÕES DESNECESSÁRIAS? RS

    fato…meus melhores amigos de hoje são meus amigos de videogame de outrora..
    e esse post de internet li ontem?
    gente sou vidente?
    sntalv

    beigos danilo me add rs
    nao apaga meu coment ok

    Curtir

  30. dicoco disse:

    eu parei no super nintendo msm
    nunca mais ganhei otro video game 😦

    rock’n roll racing > todos

    Curtir

  31. nicolas disse:

    af post de dinossauro

    quanto mais realista melhor ok

    Curtir

  32. Mis disse:

    Até hj eu tenho um mega drive japonês com o a “fita” do Alien 1 e do Sônic 2(?), não tenho mais outro vídeo game, e ainda vou na máquina de dança, daqlas bem jurastícas, da defeito pacas mas é legal
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  33. Natii Dread disse:

    eu era viciada no super mario. uma vez eu dei um chute no meu primo pq ele não qria me emprestar a fita pra que eu pudesse jogar no meu nintendo.

    minha mãe vivia puxando minha orelha quando eu comia e ia direto pra tv jogar…

    era legal.

    prefiro 1000 vezes jogar super nintendo, doq play 2. SÉRIO!

    Curtir

  34. raiza disse:

    faltou Super mario world

    Curtir

  35. Daniel disse:

    EU LI O POST INTEIRO ACHANDO QUE ERA DO FILHO DE VÓ HEHEEHE
    MUITO BOM DANILO ASSINO EM BACHO

    Curtir

  36. Breno disse:

    nossa meu eu tenho emulado aqui rsrsrs eu jogo top gear direto meu! akelas musicas nossa me fazem ter orgarmos (mentira) mais o n64 tmb foi mutcho lekau jogando f 0 X (f zero x para os amadors) e vinha um mont de espacionave e eu ficava perdido sei lah me dava um ajito e eu dava risada kkk parecia um debio metal .. e ai 5 anos despois discobri q so mesmo, triste

    Curtir

  37. Tamires disse:

    Ow,gostei!

    Curtir

  38. Nathacha disse:

    “Vultos, epilepsia, movimentos estranhos? Meu Deus, é tudo que tem no Mortal Kombat! Praticamente um Fatality.”
    Huahuahauahuahauhauahauhauahuahauahuahauhauahauahua
    Gentem, Donkey Kong, Jogos de Verão, Sonic… AMAVA!!!
    Detalhe, que Sonic até minha mãe jogava!!! Viciadona, virou antes de mim!!!!
    KKKKKKKKKKKK

    Curtir

  39. André disse:

    DANIEL

    EU SEMPRE DISSE QUE O DANILO É O FILHO DE VÓ

    Curtir

  40. Thah disse:

    DONKEY KONG O MELIORRRRRRRRR

    Curtir

  41. isabella disse:

    aiaiaiaiaiii to jogano zelda majoras mask nintendo meia quatro mutu lokooooo
    jogo sem detonado mto raciocino rola soltooooo (((detonado num uso mesmo uso vidio detonado no you tube mto bom me add ai “””””””””gatinacomdificuldadsderasiocino13″”””””””)))
    ae da licensa q tenho q ir la detonar com aquele skull kid ladraozim maltrapilho aprontand na minha limda sidade
    sae dae skull kid vc vai ver q q eh bom pra toçe!!!!!1

    nintendo wii tb num curtu pidi pra minha mam falou “hehe hj naum filia”

    Curtir

  42. Bruno disse:

    Sensacional, cara!!! Lembro até hoje de ter chorado quando ganhei meu Master System e de ter jogado 27 horas seguidas de Mega Drive, quando eu ganhei. AUHAUHUAH
    E fico mais feliz ainda, de saber que eu tenho eles até hoje! É só bater uma nostalgia, que eu vou pra televisão zerar Alex Kidd e Sonic 2.

    Curtir

  43. Tonani disse:

    ontem eu venci o castelo 5 do super mario world…agora indo direto pra ilha do chocolate.

    Curtir

  44. pakitoh89 disse:

    Cara eu to com um SNES, mas PQP, eu só queria ter o MK trilogy, HAHAHHAHA

    Eu tinha ele e a fita sumiu, muita raiva. Sabia todos os brutalitys quase, hahahaha

    Agora só lembro o do cyrax “/

    Curtir

  45. […] Texto: Tecnologia x Alegria […]

    Curtir

  46. Luiz disse:

    Parabéns pelo post…”felomenal”…apesar de ser até hoje um entusiasta dos games, concordo com muito do que você falou

    Curtir

  47. Henry disse:

    Yellowwwwwww Card!!!!!!!!! e Tenho emulador de snes,n64,play1 e neo geo…NOSTALGIA completa

    Curtir

  48. Léo disse:

    Era feliz e acho que sabia.

    E também tinha o jogo de sinuca do SNES, o Zelda, um do Loney Tunes nas olímpiadas, o Mario Wolrd, o 007 e Zelda de N64 etc… e só joguei N64 quando a moda estava sendo Guitar Hero (semana passada na minha cidade)

    E por falar nisso, alguém sabe porque o Nintendo 64 chama Nintendo 64 ? será que tiveram outros 63 Nintendos que ninguém viu ?

    ps: aposto que o cara que escreveu este artigo joga Tibia.

    Curtir

  49. Bruna disse:

    Que saudade de soprar as fitas pra conseguir jogar alguma coisa… :/

    Curtir

  50. rObInHu disse:

    nossa, que saudade dessa época…

    mas naum abro mão do meu play 3, gosto de corrida, e os need tão tão bom^^

    mas tenho meu mega, snes, n64, ps1, game boy tijolão, gba,tudo guardadinho, pois qndo dá saudade, é soh pegá-los e divertir-se a moda antiga, bom demais…

    Curtir

  51. Eduardo Prjadko disse:

    Gosto bastante de jogos com gráficos incríveis… mas definitivamente o estilo de vida “old school” é mto mais emocionante!

    Genial!

    Curtir

  52. I! disse:

    x o □ ‪‫‫Δ
    eh nois

    Curtir

  53. franci23 disse:

    Cara eu passei mais ou menos pelas mesmas coisas,meu pai embasava pra caraio por causa da tv,a minha mãe enchi o saco por causa de almoçar e ir jogar e o meu primo já me desmaiou depois que eu apelei com um chute na vertical na entrada da area no supestar soccer deluxe.Ah e eu tambem tive todos os video games atrasados tambem,mas curtia muito pois para arrumar dicas para os jogos era mais facil!Hoje estou no play 2 e dele num saio!!!
    Faltou o Yoshi Island,Killer Stinct,Mutant League Hockei,Contra que era o jogo mais dificio do Nes!

    Curtir

  54. Gustavo disse:

    Está entre os melhores posts do blog, se não é o melhor! \õ/

    Curtir

  55. VINICIUS disse:

    BUUUMPAÇE!

    Curtir

  56. Chicão disse:

    po minha mãe era vidiadona em super mario

    Curtir

  57. […] sempre foi ter as coisas atrasadas, ou seja, depois de que saía de moda. Semp Veja o post completo clicando aqui. Post indexado de: […]

    Curtir

  58. tony disse:

    assim, eu tb sou nostalgico, tenho todos os emuladores e jogos antigos imaginaveis e jogo sempre…
    agora , dizer q ps3, xbox 360, nintendo wii n tem graça é demais ne?

    god of war, shadow of the colossus, halo, resident evil, jogos online… isso é evoluçao

    akele ronaldinho soccer era engraçado, e só… era uma versao mto porca e piorada do international ss…

    gostar dakilo e dizer q é melhor q o atual fifa 09, por exemplo… q vc pode atualizar todos os times do mundo 1 regularmente pela net é exagero

    entendo o q vc kis dizer, até concordo em partes… mas exagerou

    Curtir

  59. Eraldo de Freitas disse:

    Meu Kichute, era o maximo, fazia cada golllll….tenis de primeiro mundo na época…..

    Curtir

  60. Simply want to say your article is as astonishing. The clearness on your publish is just cool and that i
    could assume you are an expert on this subject.
    Fine along with your permission let me to clutch your RSS feed to stay up to date with imminent post.

    Thanks a million and please carry on the gratifying work.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: