GRAÇA, CADÊ?

Não sei qual a opinião de vocês sobre o humor brasileiro, mas eu tenho a minha e digo que ele é involuntário. Achamos graça das pessoas que não nasceram pra fazer humor (o bom é que elas sabem perfeitamente disso), não sabem contar piadas e não fazem micagens para parecer que são engraçadas. Rimos da vergonha alheia e não de algo que é roteirizado para fazer rir. Ruth Lemos, Sonia Youtubil, Sônia Abraão ou Árveres somos nozes são exemplos do decadente humor brasileiro.

Foi-se o tempo em que achávamos bom um determinado programa de TV e virávamos fãs. O problema de tudo é a insistência na mesma fórmula. RockGol já foi engraçado, Pânico já foi engraçado, CQC já foi engraçado, Stand Up Comedy já foi engraçado… mas todos saturaram de tantas repetições. Por mais que você goste do tipo de humor, enche o saco ter que ver e rever as mesmas piadinhas de duplo sentido que meu tio faz num churrasco de família. Se já chegou no meu tio, a coisa tá feia, porque é algo que já perdeu a graça faz tempo.

Atualmente, rio mais DO stand up comedy do que COM stand up comedy. O interessante é ver que agora tudo é stand up. Todo mundo faz stand up, todos sabem fazer stand up, todos sobem no palco e falam de assuntos cotidianos com a formulinha trazida (e bem distorcida) pelo Seinfeld e difundida no Brasil pelo Clube da Comédia de SP. Chegamos a um nível ridículo em que se paga para assistir um “show” da Carol Zoccoli ou do Bruno Motta. Ambos são ridículos. Bate aquela vergonhazinha alheia de saber que eles fazem algo  e chamam aquilo de humor.

Atualmente, ser apresentado a um “ELE FAZ STAND UP” (porque esses caras não tem designação… standupers?) é quase como se tivesse apresentando o Armando Nogueira para um jornalista. “PUTA MERDA, ENTÃO ELE FAZ STAND UP? ESSE CARA DEVE SER ENGRAÇADO PRA CARALHO!”. Que dureza ver quão triste a vida é.

E é curioso ver que todos aderiram a essa moda babaca. Tem gente que faz piada de duplo sentido infame, que, se contada em um palco, vira stand up. “O Robinho jogou enfiado no jogo-treino. Se o Richarlyson tivesse ali, ia sempre tomar bola nas costas HA HA HA”. Quanta sagacidade do humor. Essas piadas são tão escrotas que merecem um post à parte. “Jogar enfiado”, “bola nas costas”, “enfia por trás”, “quero quero com pica pau”, “entra com tudo” são argumentos de quem quer ser engraçado, mas que infelizmente não é. E isso é válido para CQC, Pânico e similares que aderiram ao script pré-definido para fazer perguntas sem graça e repetitivas.

Deixando de lado o humor televisivo e invadindo a internet, temos a escola Antonio Tabet Produções de humor. Sério. Dá mais dó do que os Stand Up Lovers. Não é possível que alguém ainda veja graça em piadas com o Rubinho, com o Ronaldo, com o Richarlyson, com o Lula… Sério. Não é possível. Abaixo segue uma lista com sacadas geniais (alopração total):

emilio20creu20ronaldo

ronaldo-borgesRubinhoLula-presoRonaldo videntecampanha 2010 Kibeloco

Todo mundo sabe que o Ronaldo foi para um motel com travestis, que o Richarlyson não é dos caras mais machos, que o Rubinho sempre foi um mau corredor e que o Lula é um cachaceiro. Isso é notório. A exploração dessas figuras como forma de fazer humor é a mesma coisa que fazer piadas de loiras: todos já estão de saco cheio de tanta infâmia.

Não acho que o Antonio Tabet é um completo imbecil. Ele só o líder deles, até porque ele já é um tiozinho e essas piadinhas toscas são a cara de gente mais velha mesmo. Não o culpo. Só acho que o legado que ele deixou, com criaturas que se rebelaram contra o criador, veja você, e adsense maníacas são desprezíveis. Copiam a fórmula, o estilo, o humor, os vídeos “engraçados”, as piadas infames, as notícias da semana e ainda tem a cara de pau de usar o termo “kibar” para materiais copiados. Deveríamos usar bobagentar,  pilandear,  tretar e afins para dar um verdadeiro tapa na cara da blogosfera (que termo decadente) brasileira. Leave Kibeloco alone!

Fugindo um pouco do tema do texto,  mas é que é curioso ver que quem faz algo engraçado na internet é citado (quando é citado, porque quase sempre nem isso acontece) nesses blogs em um corpo 3pt no final da página. E é aí que começa a indignação de quem ainda perde tempo com a internet. Esses blogueiros são tipo uma máfia estabelecida, porque não existe mais a “Gostei disso, POR FAVOR, posso publicar no meu blog?”. Já está mais do que definido que copiar o conteúdo alheio e por a fonte já são suficientes. Aí eu fico imaginando: você copia um livro inteiro, põe seu nome na capa… aí lá no fim do livro, num corpo 2pt, tem lá “via Machado de Assis”. Poxa, copiou e citou a fonte. Justíssimo. Vai vender, você vai ganhar dinheiro e, caso alguém pergunte, deixou bem claro que não foi você que fez.

Mas retornando ao assunto. Peraí. Voltei. Mas é rapidinho. William Bonner é a pessoa mais engraçada do momento. E meu tio disse que viu um blog chamado Teletube. Tudo bem, já perdemos a graça.

Meu Twitter

Siga todos os Teletubes (só logar, não é vírus)

141 Responses to GRAÇA, CADÊ?

  1. B! disse:

    esqueci de dizer que ninguém é engraçado no Twitter.

    Curtir

  2. Fellipe disse:

    tudo bem B!, esse dia ruim que você tá tendo vai passar. tenta dormir.

    Curtir

  3. Melon disse:

    B! e suas crises xD Mas não deixa de estar certo em vários pontos 😛 CQC, pra mim, nunca foi engraçado, me parece uma cópia do pânico :/

    Curtir

  4. Pô só eu gosto do Rubinho no mundo?

    Curtir

  5. Ah, quem reclamar aqui é porque CAIU NA REDE EM PORTO

    Curtir

  6. Aharon disse:

    Ainda bem que gosto cada um tem o seu. Eu, por exemplo, acho figuras do cenário do Stand Up muito mais engraçados que este blog: Chris Rock, Rafinha Bastos, Danilo Gentili, Oscar Filho e por aí vai.

    Curtir

  7. Ruan disse:

    O que eu acho pior de tudo é que todo mundo riu e fez chacota com a Vanusa. Mas NINGUEM sabe cantar o hino 100%.
    Tá, algumas pessoas sabem, mas elas são inteligentes demais para achar graça e condenar a Vanusa.

    Curtir

  8. brenda disse:

    tapa na cara da blogosfera.

    Curtir

  9. rodrigo disse:

    Bom post. Concordo plenamente com voce. Agora, infelizmente, tenho que concordar com o Aharon (em partes… achei fraquíssima a comparaçao dele). Existe gente que assiste Zorra Total… acho que isso já é o suficiente pra ilustrar o gosto (ou falta dele) em muita gente.

    Por outro lado, outros tipos de humor exigem um certo nivel de conhecimento/cultura. 99% da internet nao ri quando le TETESTO O NALDO. Porém, o resto provavelmente já tá cansado das outras piadas e procura algo mais original. Provavelmente a maioria do povo vai continuar rindo das mesmas piadas sem graça pra sempre. Ignorance is bliss.

    Curtir

  10. Krebis disse:

    Vocês levam o tal “tiopês” praticamente como a única forma de humor válido… tããão original. Apesar o texto não ter sido escrito nessa linguagem, ou será que não?!

    Ps: “[…]e ainda tem a cara de pau de usar o termo “kibar” para materiais copiados[…]”

    Já li muuuito esse termo no próprio Teletube.

    Curtir

  11. Bruno disse:

    Também concordo. Esse povo não sabe inovar nas piadas. Quando inova, fica uma merda e voltam ao que faziam antes, só que aí acaba que não tem mais graça.

    Realmente, todos os programas que você citou já foram engraçadíssimos, mas hoje em dia é o Pânico mandando o Bola (ô gordo filho da puta sem graça) se foder imitando o Jackass, é o Rockgol fazendo as mesmas piadas de 10 anos atrás… As stand up’s também já perderam a graça, pois TODOS ELES falam sobre a mesma coisa, com as mesmas tiradas e até mesmo com as mesmas palavras. Tu vê um show desses e já sabe todos os outros.

    Tinha um programa na MTV que era engraçado, o tal do Quinta Categoria, mas como passa todas as semanas, ele foi perdendo a graça muito rápido. Eu só ri mesmo de uns 2. Os caras que trabalham no Quinta Categoria têm um show chamado Improvável, que também era engraçadíssimo. Era insano ao extremo e era totalmente no improviso, só que também foi perdendo a graça por esta mesma repetição.

    Acabou que TUDO ficou sem graça no mundo da televisão e do teatro, aí o humor acaba tendo que ficar aquela coisa totalmente macabra, como o Hermes e Renato sempre fez. Eu ainda dou risada de alguns quadros, mas a maioria também já perdeu a graça.

    Enfim, ótimo post.

    PS: Minha mãe assiste Zorra Total e se acaba de rir daquela ricona que fala errado. Nunca consegui ver graça naquilo.

    Curtir

    • Hermes e Renato = o melhor programa de humor = sem mais !!!!

      isso no BRASIL !!!

      agora os programas de humor americanos, mesmo sendo repetitivos, são engraçadissimos !!!

      tanto é que Friends teve trocentas temporadas sem perder a graça…

      o problema não é no MÉTODO de fazer piada, isso pode ser repetitivo

      o problema são as PIADAS mesmo!!! elas tem que mudar, chega das mesmas né…

      Curtir

    • Felipe disse:

      O show dos improváveis tbm foi tretado, kibado, brogado, bobagentado do “Who´s line is it anyway”.
      Aqueles caras são comediantes de primeira lá nos EUA. São mestres do improviso, procure assistir.

      Curtir

  12. o B! é foda !!!

    fala tudo mesmo!!!

    é isso aí

    te apoio!!!

    Curtir

  13. jana disse:

    acho q só o danilo gosta do rubinho no mundo.

    Curtir

  14. Nara disse:

    tava pensando nisso outro dia

    Curtir

  15. Eu disse:

    Resumindo o post: BUÁAAAAAAAAAAAA!

    B! Você é um fracasso, se não fosse sua meia duzia de amiguinhos de blog fingindo que te apóiam tu já teria cometido suicídio, confessa vai…

    Curtir

  16. Rege disse:

    Escrever em tiopês é muito inteligente e sagaz.

    Se olhem no espelho.

    Curtir

  17. CONTINUO ACHANDO QUE O TEMA MAIS IMPORTANTE A SER DISCUTIDO É: RUBINHO BARRICHELO É BOM SIM

    Curtir

  18. Kaxorro disse:

    eu gosto do rubinho!!!

    Curtir

  19. Kid disse:

    Só eu notei a ironia em você criticar o humor de piadas repetidas e manjadas ao mesmo tempo que critica o Tabet, que é o hobby de 10 entre 10 internautas “descolados”?

    Não veja isso como uma provocação. Seus posts sobre o teu cotidiano são hilários e provavelmente os melhores que eu tenho lido atualmente, mas esse tipo de post “crítica social” é babaquíssimo, especialmente quando é um assunto manjado de “humor brasileiro é fraco”.

    ABS

    Curtir

  20. B! disse:

    eu gosto do rubinho, pena que ele nunca ganha

    Curtir

  21. Fabiana disse:

    Cara, eu gosto muito do teletube e tudo mais só que tem os post que não da pra sacar sabe? Não vejo porque sempre tem de ter um post depreciando outros blogs ou programas de humor. Tá, legal, a gente sabe que o stand up ta uma merda, que kibe loco é sem graça e que da pena de ver gente rindo de zorra total, mas pra quê perder tempo reclamando que os outros são sem graça?

    Curtir

    • B! disse:

      hahahahaha tá aí o que rimos. o teletube vive de duas coisas: humor variado (varia de bom pra ruim) e polêmicas infundamentadas. os comentários de humor são uma merda, porém nesses posts assim dá pra gente rir à beça.

      Curtir

  22. Kaxorro disse:

    Eu gosto de tiopês bem escrito (por mais absurdo que isto soe, faz sentido pra mim)

    Curtir

  23. Kaxorro disse:

    O Rubinho ganha de vez em quando!!!

    Curtir

  24. anônimo rs disse:

    Essa discussão é igual discussão de qual estilo musical é melhor, que infantilidade. Assim como você não vai tocar Pink Floyd pra galere pular na micareta, também não vai funcionar fazer humor refinado pra quem assiste Globo no sábado à noite.

    Humor bom é o que faz as pessoas rirem. Simples assim. Se o humor do Zorra Total ainda faz o público que assiste a ele dar risadas ele é tão bom quanto este blog, que, convenhamos, também peca, como todo mundo, pela repetição; eu ria muito mais no começo do blog. Acontece. É normal.

    (E sim, também acho que ninguém tem graça no Twitter)

    Curtir

  25. fulano disse:

    AI TETESTO O NALDO
    mas o rubinho é bacana risos

    ah sei la, O MUNDO É UMA MERDA MESMO
    acho que vou ouvir cine, por uma calça cor de marca-texto e sair pela rua andando de skate que é mais negócio.

    Curtir

  26. Léo Luz disse:

    Concordo em quse tudo, mas dizer que só a língua portugues permite tantos trocadilhos é brabo. O inglês tem INIFINITAMENTE mais trocadilhos… Isso sem falar no Franc~es que também é foda…

    Curtir

  27. fulano disse:

    O HUMOR BRASILEIRO ESTÁ MORTO
    O ROCK BRASILEIRO ESTÁ MORTO
    A POLÍTICA BRASILEIRA ESTÁ MORTA
    A TEVÊ ABERTA NO BRASIL ESTÁ MORTA

    a única coisa viva é a próstata do meu avô que não para de crescer, pobrezinho risos canal urinário, quem precisa?

    Curtir

  28. mimimi disse:

    TUDO tende a perder a graça, isso é fato.

    B, Danilo, Kone, Kibe, Panico, etc.. todos seguem suas próprias “fórmulas” e aos poucos vão perdendo a graça.
    O problema não é o “humor brasileiro”, são os “humoristas” brasileiros 😉

    E de fato o teletube já foi mais engraçado.

    Curtir

  29. fulano disse:

    o francês é foda mesmo, gosto daquele tal de van damme sakoeh rs
    tem aquele otro oooo gerrat depardieu pod cre

    Curtir

  30. anônimo rs disse:

    tiro no pé oeee

    Curtir

  31. Irvy K. disse:

    Népornadanão, mas toda vez que eu venho ler o teletube tem alguma crítica ao humor brasileiro. GET OVER IT.

    A gente JÁ entendeu que rubinho, kibeloco, cqc e td mais nao tem graça. Eu também não acho graça e acho PALHA quem ache. Parabéns, concordo com bastante coisa.

    Mas NÉ, já chega desse assunto.

    Curtir

  32. fulano disse:

    quer ver graça vai ver os comentários de notícia do G1

    ou os comentarios aqui do teletube mesmo.. tão chegando lá!!! :D:D;D;D;D;););(

    Curtir

  33. Tiago disse:

    Cada um tem o seu gosto. Eu particularmente vejo mais graça em muitos comediantes da TV e do Stand up do que nesse blog. Gosto é relativo e eu acho muito curioso que algumas pessoas tentar criar um padrão de humor. “Isso é engraçado, isso não é engraçado. Isso é legal, isso perdeu a graça.” Porra, cada um na sua. Enquanto você, frustrado fala mal dos ‘probloggers’ eles enchem o cu de dinheiro com posts patrocinados e adsenses. E se tem gente que gosta, e daí? Cada um na sua, senhor conhecedor do humor.

    Curtir

  34. Thah disse:

    Eu acho o Ratinho engraçado.

    Curtir

  35. niva disse:

    o rubinho é bom sim cara, se nao fosse nao chegava no pódio. ótimo post.

    Curtir

  36. Gérson Mangabeira disse:

    “mas esse tipo de post “crítica social” é babaquíssimo, especialmente quando é um assunto manjado de “humor brasileiro é fraco”.”

    Sério que o KID, aquele mesmo que gasta 3 horas por dia zoando o Cardoso e demais probloggers obesos, entrou aqui e disse que criticar assuntos manjados é “babaquíssimo”?

    Curtir

  37. Letícia disse:

    Também já perdeu a graça ficar criticando todos os humoristas.

    Curtir

  38. Nara disse:

    “Cada um tem o seu gosto. Eu particularmente vejo mais graça em muitos comediantes da TV e do Stand up do que nesse blog.” Digita danilo Gentili no Youtube e fica vendo, oras. Que diabos ta lendo aqui? :S

    Curtir

  39. Ray disse:

    B!, muito bom seu post! Muito engraçado! Pena que ninguém entendeu, pra variar…

    Curtir

  40. Anônimo disse:

    “Mau” corredor? Ele corre há mais de dez anos e é “mau” corredor? Pagam milhões a ele por pena dele ser um “mau” corredor? Faça melhor, então.
    Rubinho é um herói do esporte deste país. Se não acha, vai lá e faz melhor. Ou então vire um “herói do humor” (rs), o que, se depender do que vi nesse blog, não serás nunca.
    E você é um “mau” escritor também, caso contrário, saberia que o vocábulo correto a ser empregado é o “mau”.

    Ah, seu blog é uma merda. Você também não tem graça alguma.

    Curtir

  41. marcoc2 disse:

    Eu acho que quanto mais os outros sendo sem graça, melhor pra vocês..

    e esse humor “zorra total” do Kibe vai continuar fazendo sucesso pois a inclusão digital só esta começando..

    Curtir

  42. B! disse:

    COMPROMISSO:

    Eu e Danilo Miranda assumiremos um compromisso com você, leitor (rs). Prometemos nunca mais gerar polêmicas infundamentadas, que são bem legais, porque o engraçado do texto são os comentários gerados. Quem entra no Teletube e acha que vai encontrar uma puta crítica embasada sobre algo, vai ter que esperar um pouquinho, que já já contrataremos um cientista político.

    Mas, no geral, pararemos de falar sobre coisas que não ligamos a mínima.

    Grato pela atenção,
    Equipe Teletube rs

    Curtir

  43. Igor M. disse:

    Tapa na cara é muito 2000 and late. Sou mais HADOUKEN na cara da sociedade. RÁ!

    Não sou fã da parte mimimi do Teletube, mas taí uma coisa que concordo.

    Curtir

  44. Léo Luz disse:

    Hahahahahahahahah! Ironia Praça é Nossa essa. E não precisa ser embasado, é só não falar o que não sabe, como o que falaram dos trocadilhos em português.

    Curtir

  45. Mal disse:

    MAU CORREDOR É O DICK VIGARISTA

    Curtir

  46. jeje disse:

    SE TA COM INVEJA DO KIBELOCO É ISSO

    MEU PARA DE FALAR MAL DELES CARA

    TENTA FAZER SUA COMEDINHA E PRONTO

    ISSO É FEIO MUITO FEIO

    COISA DE AMADOR

    TENHO DITO

    Curtir

  47. jeje disse:

    Rs não agora e serio

    Vc ficou gastando trocentas linhas falando que “n” tipos de piadas não prestam. Então qual tipo de piada presta? Hein? O humor “teletubiano”? Ah, eu sei que vocês são engraçados, mas não precisa inchar o peito desse jeito, vá.

    Curtir

  48. Concordo com a moça lá em cima que disse que cada um tem seu formato e com o tempo vai perdendo um pouco, sério hehe.

    MAS CONTINUO ACHANDO QUE O RUBINHO É BOM SEUS FIA DA PUTA

    Curtir

  49. eu acho o amilton bem melhor

    Curtir

  50. Ibere disse:

    RUBINHO PÉ DE CHINELO HAHAHAHAHAHAHA! CASSETA E PLANETA DEMAIS! É PRO FANTÁSTICO?

    Curtir

  51. v. disse:

    vocês discutem sobre assunto que são relativos … que bobaaaaaagem :s

    já achei graça do kibe loco, tem dias que não dou uma risada com o teletube.

    ou vocês se acham engraçados, ou querem tomar o lugar desses “sem graças”

    Curtir

  52. Wagner disse:

    Se eu fosse um babaca eu comentaria: Nao concordo nem discordo,muito pelo contrário.Ta certo que piadas desse porte fizram sucesso,mas chega uma hora que acaba e o povo nao tem limite.Mas discordo na parte de dizer que programas como CQC e Panico na TV perderam a graça =/ São líderes na comédia atual.Os unicos programas que salvam a tv brasileira.

    Curtir

  53. Bernardo disse:

    kkk to de sacanagem vo falar serio agora

    eu acho q

    Curtir

  54. Bernardo disse:

    vai se fudr tdoo mudno kibe de cu e rola porra !

    Curtir

  55. Bernardo disse:

    seus cú kkkk

    Curtir

  56. matheus dias disse:

    Invejinha detected
    Pânico é engraçado, teletube é engraçado (-n), cqc é engraçado, kibeloco é engraçado, stand up é engraçado, até casseta e planeta é engraçado, cada um do seu jeito. Gosto é que nem cu e eu como o seu.
    viva o brasil! a via láctea, o capitalismo e o sistema solar!

    Curtir

  57. Daniel disse:

    5 4 3 2 1 LAVAAAI RUBINHOOO

    Curtir

  58. Bruno disse:

    o twitter do otavio mesquita é o muito engraçado kra

    Curtir

  59. Esqueceram de falar do “Fudêncio e seus amigos” versão brasileira fail Simpsons/South Park/Family Guy wannabe!

    E só pra não dizerem q to falando mal dos desenhos animados brasileiros tem o Mundo Canibal. Apesar de q tb só ri com Avaiana de Pau e última homenagem ao Michael Jackson =X

    Curtir

  60. pecode disse:

    ANTONIO TABET É FODA.

    É o unico cara que consegue fazer trocadilhos com o nome do patrão (luciano huck) e não ser demetivo.

    CAMPANHA:@HUCKLUCIANO CONTRATE OUTRO DIRETOR PRO CALDEIRÃO DO HUCK.

    Curtir

  61. É tudo uma questão de público-alvo.

    Curtir

  62. joaoi disse:

    ngm e engraçado kkkkk. e quem fica de mimimimi com os post aleio e pau no cu kkk

    Curtir

  63. joaoi disse:

    af xente eu rio(tietê) do panico taligado, peitinho colegaaaaaaaaa

    Curtir

  64. lordmanshoon disse:

    Rubinho sempre torço por ele VAI BRASIL

    Curtir

  65. lordmanshoon disse:

    caralho a carol brocoli no video la emcimo e muinto ruim pela mor d dios fasa mais iso nao? algen avisa ela fas favor?

    Curtir

  66. Marina disse:

    Há um tempo atrás já tinha entrado nesse blog, do tão desconhecido B!, que é o dono de várias comunidades no orkut, certo? comunidades que estão cada vez mais decadentes assim como o próprio orkut? É, B! os tempos mudaram, ao mesmo tempo que vc perde sua popularidade, programas “sem graça” como o pânico e CQC ganham mais adeptos…É difícil perder tudo de uma vez… Quanto mais alto se sobe maior é a queda, você não foi muito alto, mas a queda lhe causou grande impacto pelo que eu notei…Dizer que todo humorista stand-up não tem graça é um generalização gravíssima! é claro, que como toda modinha, o stand-up tem seus adeptos que assitiram 2 videos no youtube e já acham que podem subir num palco, mas a “seleção natural” trata de exclui-los do meio…mas isso não é motivo para você dizer esse tipo de humor está decadente…A proposito, quantos shows de stand-up vc assitiu nos ultimos meses? não vá me dizer que nenhum e que apenas viu pelo youtube(pode mentir tambem, eu finjo que acredito)…assito CQC desde que estreiou e até hoje eu não vi uma pergunta repetida…o pânico tem seus apelos pra ibope(mulheres peladas e afins) mas tem uma galera de muita qualidade…o zorra total, se não tivesse quem gostasse, não estaria há 10 anos na Globo…e você, caro B!? Já teve seus tempos de glória na comédia virtual, e hoje está em decadência assim como kibeloco esteve um dia…mas a diferença entre ele e você é que ele se adaptou enquanto você está ai negando tudo…Sobre Ruth Lemos, Sonia Abraao etc., é rir pra não chorar, já imaginou se o brasileiro chorasse toda vez que alguem falasse errado na TV? esse não é o jeito de melhorar nosso Brasilzinho …Perdi todo esse tempo lhe escrevendo pois acho que você é inteligente e tem potencial de sobra, só precisa saber usá-lo melhor…quem sabe esse cometário não lhe abre os olhos?

    Curtir

  67. Essa eu ia mandar pro reply pro twitter do B! mas não coube:
    Pra mim o melhor do humor está na espontaneidade, no inesperado, no famoso joãozinho rápido no gatilho que solta piadas rápidas no fundo da sala quando a professora deixa uma brecha. A partir do momento que você vai a um lugar, ou assiste, lê alguma coisa que sabe que é destinada ao riso, aquilo passa a ter um peso muito maior pra quem tá produzindo aquilo do que ao cara que falou algo engraçado espontaneamente do nada em uma determinada situação. Não sei se quem tá lendo isso tá acompanhando o raciocínio mas enfim quando você tem um negócio baseado no humor é difícil mantê-lo porque humor (digo o engraçado pa carai) não é uma coisa mecânica, fácil de produzir, tipo jornal que é só correr atrás de notícias e divulga-lás. Piadas não, elas tem que vir espontaneamente se não acaba na velha fórmula que o B! falou, das loiras, portugueses, ronaldo e travecos, richarlysson baitolinha e tal. Aí entra o repertório também de quem cria. Family Guy por exemplo, por que tem tantas piadas boas?(lembrando que é minha opinião pessoal)Porque o cara puxa uns assuntos do nada e relaciona na trama dos personagens, é o inesperado acontecendo que força o telespectador a relacionar os assuntos e quando isso acontece ele se caga de rir. Outra coisa que vale muito no humor é o “como” a piada acontece. Marco Luque no CQC por exemplo, se você falar pra alguém alguma piadinha que ele fez talvez não tenha tanta graça porque o modo como ele contou na hora foi espontâneo e ele entra num personagem cômico nem que seja por instantes que faz naquela hora ser algo engraçado. É o famoso “Ah, na hora foi engraçado”. Chris Rock também é outro que conta coisas sem graça em seu show de Stand Up (passa na HBO de vez em quando) mas o jeito que o cara conta a piada ganha um valor muito mais forte e fica engraçada a história. Tem também o lado psicológico do espectador, se o cara tá estressadão e quer ir a um show de Stand Up Comedy só pra relaxar um pouco ele vai acabar rindo de qualquer merda porque a situação se tornará uma válvula de escape pro cara e tal. Enfim, tem um monte de coisa relacionada ao humor que tem que se analisar mas se eu não parar aqui o treco vai ficar grande e ninguém vai ler e também tenho um trabalho da faculdade pra entregar amanhã xD
    Enfim, na minha opinião a graça aparece involuntariamente por causa do espontâneo, inesperado, é isso.

    Curtir

  68. Matheus disse:

    Bom, a bastante tempo acompanho o blog, antes do B! passar por uma cirurgia de reconstrução facil, e arranjar a outra metado do rosto. rss Defeito meu, nunca comento, e nenhum, apenas em posts que me chamam atenção, como este; enfim, realmente concordo com o texto. Você começou dizendo que essa era sua opnião e acabou achando pessoas que opniões iguais e opostas, e vai ser sempre assim, agora minha opnião é que existe público para tudo, tem quem assista(e goste) de Zorra Total e Casseta e Planeta, tem quem adore Stand Up e CQC e Pânico. Eu particularmente falando curto comédia em pé(bem feitas), gosto dos Improváveis que foram citados concordando que eles caíram numa rede de repetição, e nunca vi graça em Kibeloco e CQC, o CQC tem umas tiradas engraçadas, não sempre mas é válido assistir, o Kibeloco, enfim pra mim não é engraçado mesmo. Mas assumo que entro sempre que lembro dele, e digo não estou ‘defendendo’ o Teletube(leia-se mexeu com B! mexeu comigo) porque também acho que vocês já tiveram mais engraçados, porém continuam sempre criativos e inteligente, e enquanto for assim, eu continuarei visitando(talvez comentando mais), enfim, é o que eu disse tudo e todos tem seu público, alguns ficam no underground outros viram modinha e em breve novas formas de humor vão aparecer, assim como pessoas para fazê-los(bons ou ruins), bom é isso e vou terminar dizendo tudo que tá engasgado(meu momento):

    TETESTO O NALDO!
    COMEBACK ANAMARY
    e fui porque vcs não merecm falar cmg nem com meu pa

    Curtir

  69. Wagner disse:

    perdi tempo fazendo escadinha com o viadao lkkkkk bernadete

    Curtir

  70. Felipe disse:

    Procurem por comediantes de bom nível…
    Dana Carvey é bom, Drew Carey, o pessoal do CQC é bonzinho nos shows deles e coisas do tipo… Agora blogosfera, egosfera(twitter, de lá só salva o Millor e assemelhados).
    O que vem da egosfera, Felipe Neto e as verdades supremas do way of life dele, gordo nerd?, kibeloco copia e cola tudo com crédito agora, e tem o psicodélico huahahuahua!

    Curtir

  71. Me disse:

    Tom Cavalcante, Tiririca e B! forever *-* rs

    Curtir

  72. leitor =) disse:

    “Antes de me criticar, me supere”. hahaha Mas é por isso que o Bruno pode falar de quem ele quiser por aqui. Até quem não gosta vem dar moral – isso é que é sucesso hein. \o/

    Curtir

  73. Wagner disse:

    serio o minha mai nao tem vagina e meu pai nao tem cu

    Curtir

  74. Lu disse:

    obrigada ae pelos elogios, pessoal, mas vamos manter o foco, né não?

    Curtir

  75. Lu disse:

    Stand Up é tipo Engenharia de Produção.. vc não sabe oq fazer da vida e segue uma profissão que tá na moda e que vai te dar tempo pra pensar, rs

    Curtir

  76. yo disse:

    ALOO TERE SI NIAA

    Curtir

  77. Lu disse:

    “Antes de me criticar, me supere”. hahaha Mas é por isso que o Bruno pode falar de quem ele quiser por aqui. Até quem não gosta vem dar moral – isso é que é sucesso hein. \o/

    na verdade ele pode falar de quem ele quiser por aqui porque tipo..ahn..o blog é DELE? tipo.. vcs não influenciam nos textos? oO

    gente? kk

    Curtir

  78. karenina disse:

    cqc é SHOW.

    CQÇABE

    Curtir

  79. Bernardo disse:

    O mais engraçado é ver a seriedade dos comentários do teletube kk

    Curtir

  80. necrocannibal disse:

    Só prestarei atenção em Stand Up quando o Sérgio Mallandro fizer.

    Curtir

  81. Bia disse:

    Puta merda.

    Sou uma pessoa atrazada, e descobri o teletube hj morgando gostoso no trabalho.
    Não ia comentar em nenhum post, apesar de ta raxando de rir e tentando não deixar meu chefe perceber.
    Mas esse post tenho de comentar.
    PQP. O que vc disse, é o que realmente acontece, e fico mto feliz por ter dito.
    Tinha um twitter, que seguia bons comediantes. Mas fiquei saturada de piadinhas mediocres, e acabei deletando a conta.
    Cheguei a falar que o William Bonner era mto comedia e sem querer.

    Obrigada por perceber disso, e fazer de mim uma pessoa menos anormal (?)

    E se não gostou do meu comentario fodam-se

    Bitoca de cu.

    Bia

    Curtir

  82. Bruno Motta disse:

    Eu tava achando o texto muito bem escrito e uma reflexão até válida.

    Mas aí vc reclamou das nossas piadas e no seu twitter tem: “gente, o justin bieber parece a maria gadú #xfactoraovivo”.

    Sem mais!

    Vida longa ao blog. Opiniões diferentes fazem a evolução da linguagem!

    Curtir

  83. @palomadoss disse:

    Olá! Bom…eu sou humorista stand-up e seu post “GRAÇA,Cadê” tem lá seu mérito no quesito mesmice.
    Concordo plenamente.
    Chega num ponto da nossa carreira que entramos numa zona de conforto que não pode existir nunca.
    Já fui algumas vezes assistir a moçada de Sampa e quase todos apresentaram o mesmo material. Essa zona de conforto se aplica a mim também.
    Nossa classe é a mais exigida na reinvenção, na atualização e criação de conteúdo (já que esse é o nosso único recurso).
    Só achei infeliz a sua citação de Bruno Motta e Carol Zoccoli que a meu ver são os menos indicados para provar seu ponto de vista. Bruno entre outros méritos se propôs a um desafio de fazer um vídeo por semana e Carolzinha tem textos e presença foda no palco. Sem contar seus workshops em que ela é categórica em barrar qualquer processo “criativo” que caia em piadas fáceis de tamanho de pinto, Preta Gil, o corno do meu vizinho e “your mama is so fat jokes” (tive a oportunidade de ver isso aqui em Beagá e achei o máximo!)

    O Vídeo do Bruno Motta que você colocou no post tem mais de um milhão de acessos e com muita aprovação (só 141 dislikes). A pessoa que acessar vai pensar…pô se esse cara tem isso tudo de acesso e com 90% de likes?!Não deve ser ruim como esse cara falou.
    Daí vai do gosto de cada um.

    Quanto aos blogueiros concordo plenamente com a autoria rebaixada a “fonte”.
    Todo mundo que faz stand-up vive falando que usar piada de colega no palco é um crime inafiançável mas a internet virou terra de ninguém. Exemplo disso foi essa piada do @brunocostoli que caiu de pára-quedas nas mãos de redatores/colaboradores no livro do Danilo Gentili sem créditos
    http://www.ligadacomedia.com.br/wp/?p=733

    Obs: (não sei se foi no livro ou no solo Politicamente Incorreto,tenho que apurar)

    O lance de que “todo mundo faz stand-up” acredito que seja um processo esperado. É comum em qualquer área que esteja em evidência surgirem bons e maus profissionais. Com o tempo os bons continuam e os maus perdem mercado.
    Só um adendo quanto a isso:
    Muitos que se propõe a isso não estão buscando a fama, tampouco reconhecimento. Alguns são apenas open mic’s querendo dividir um ponto de vista. Pra mim uma das belezas do stand-up é a democracia. Qualquer um pode pegar um microfone e mostrar sua visão da vida. Basta ter gente afim de escutar ou não.

    Não sei quantos shows ao vivo você assistiu (ou se foi só pelo youtube) mas garanto que fora do eixo Rio-SP há muita gente fazendo humor de cara limpa e acredite, são muito bons!Convido você e seus amigos a tirarem essa má impressão do gênero quando estiver em Belo Horizonte!

    Abraços,
    @palomadoss

    Curtir

  84. VAI C FUDE VEI A PALOMA E FODA OK QUASE TAO EM GRASADA QTO UM HOMEM ALGUMS DISEM ATE Q ELA FES MUDANSA D SEXO MAS DEU ERRADO

    Curtir

Deixe um comentário