O perigo de viver

Esse é um texto escrito em um momento de tempestade, trovoada cerebral, mental, psicológica e física do qual nem o próprio autor se responsabiliza pela falta de coerência, sentido ou graça. Grato. Uma coisa é certa: basta estar vivo para você correr um grande, um enorme risco. Morrer é inerente à vida. Inegável.

Essa é a realidade de uma região esquecida: o mundo.

Esse crime repugnante do qual me refiro é mais que presente no nosso dia-a-dia. Insisto em dizer: a capacidade humana é tão presente quanto ausente quando se diz respeito ao cuidado à vida. E a contradição também.

O assunto do momento é a queda do avião da Air France, que ia do Rio até a França. Não tinha como ser diferente: ao menos 50 brasileiros morreram nessa viagem. O pior de tudo é escutar diversos possíveis problemas que nos fazem pensar: caramba, a coisa é tão bagunçada assim, tão dependente de felizes coincidênias pra que tudo dê certo! Não viajo mais, nem de pau-de-arara.

Momentos que chegam a ser cômicos são presenciados por quem assiste algum jornal: comandantes reservistas, ex-oficiais do exército dizem trocentas teorias sobre a queda e mais em contradição do que a Gretchen dizendo que é evangélica.

O que quero dizer é que nesse brasil, nesse mundo sem lei, as pessoas esquecidas pedem socorro e as lembradas pedem passagem. As inundações causadas pelas fortes chuvas em Santa Catarina em novembro do ano passado mobilizaram milhões de pessoas, enquanto a mesma tragédia acontece no nordeste brasileiro com – arrisco a dizer – nem 10% da ênfase antes dada pela mídia. Ok, nordestinos são pobres, ignorantes, irrelevantes (oi: essa é a parte que vocês têm que entender que estou sendo sarcástico, óbvio). É a demagogia aceita por mim, por você, por todos. Vende mais defender uma terra próspera do que um bando de miseráveis, negando assim até a nossa própria origem e, por que não, nosso presente.

Outra reportagem diz respeito à prostituição infantil: uma mãe que vende a filha por uma mixaria. O jornalista volta da gravação emocionado. Benza a todos os deuses que não tenho mais oportunidade de assistir ao Jornal Hoje da Sandra Annemberg. A cara dela, provavelmente, deve matar mais do que as inundações e a seca do nordeste, em toda a história.

O que quero realmente dizer é: há alguma segurança em viver?

Em São Paulo quase morri atropelado algumas vezes. Quase morri de raiva em outras. De depressão, prefiro nem comentar. No Rio de Janeiro, o que me parece é que o estado (com letras minúsculas, bem minúsculas) ignora quaisquer aspectos dos direitos humanos. Mas não é minha intenção querer comparar as coisas. A coisa que me agride é que a falta de amor à vida ultrapassa todos os limites quando essa já não é mais a sua.

Com uma visão um pouco mais geral, gostaria que todos se preocupassem com diversos outros aspectos.

Se você é um pai que chora com mortes de Isabela Nardoni, pais da Susane Hitchtofen, derrota do Corinthians, prostituição infantil, se atente a certos detalhes. O seu papel nisso tudo pode ser muito maior do que o aparente.

Principalmente se você é um pai que dá total acesso à Internet pra sua filha de 12, 14 anos sem o mínimo controle, você pode ser um homicida. Talvez um suicida. Como diria Humberto Gessinger (o mais tosco e gênio ao mesmo tempo): e a cidade cada vez mais violenta. E você cada vez mais violento. No seu apartamento ninguém fala com você. Deixe sua filha alheia a pedófilos, a pessoas sem o mínimo direito à vida.

O mesmo pai de família que se choca com a queda de um avião é o mesmo que não usa cinto de segurança, não faz revisão periódica do carro antes de viajar com a família inteira e perder o controle do carro, matando mais outra família inocente. A mesma mãe que chora ao ver a prostituição infantil é a mesma que não dá a mínima atenção à filha, a mesma que não se importa com o seu rendimento escolar, é a mesma que prefere fingir que não vê o que acontece, desde que isso não seja explicitado – o que a obrigaria a tomar uma atitude que a tiraria de seu conforto.

O mesmo jornalista que anuncia emocionadamente todas essas notícias é o mesmo que escolheria – na falta de notícias que venderiam tanto – divagar sobre o drama do ursinho Knut na Alemanha. É praticamente um Superpop sem pauta. E sem Luciana Gimenez (ok).

Somos um povo que resolve demonstrar seu voto por um Fernando Collor sem histórico e precedentes. A uma pré-candidata até então desconhecida, apenas pelo fato dela ter adquirido um tumor. Nunca um tumor foi tão lucrativo. Sem hipocrisias: se Dilma Roussef não tivesse ficado doente, não teria a mesma intenção de votos que hoje tem.

Continuemos na hipocrisia da informação: a quantidade de notícias relevantes de um dia incrivelmente e milimetricamente caberá na memsa quantidade de páginas todos os dias em um jornal impresso, em um jornal televisionado.

Rezemos pra que o deputado Moraes, que se lixa para a opinião pública, ou para o dono do castelo não contraiam um câncer ou talvez a gripe suína. Ou pra que as filhas dele não sejam jogadas pela janela. Isso os reelegeria para seus cargos. Talvez até teríamos um presidente com um castelo, com todo o perdão à monarquia.

Ou torçamos pra que ninguém mais, sob nenhuma hipótese, em tempo algum, perca um dedo no torno.

Última observação de quem no momento assiste Marcelo Adnet: você é muito ruim e as gírias de cariocas são mais grotescas que o Shrek sofrendo um aborto espontâneo.

Ps.: Ainda estou no Twitter.

Anúncios

76 Responses to O perigo de viver

  1. Abner Antunes disse:

    Cara, por isso e muito mais, eu digo que o Teletube é minha leitura obrigatória todos os dias.

    Curtir

  2. Abner Antunes disse:

    err.. FIRST.

    Curtir

  3. arnaldo jabor como sempre muito fera esse cara diz ai

    Curtir

  4. brinks ai danilo n me bane do blog nao kkk

    Curtir

  5. fael disse:

    OW CARAI N ERA PRA BANI

    Curtir

  6. giu disse:

    no parágrafo do “O mesmo pai de família” você disse tudo que eu sempre quis dizer mas não conseguia organizar as ideias. você mandou muito nesse post.

    Curtir

  7. Opash disse:

    prefiro nonsenses, mas é uma boa visão de mundo..triste, mas ainda sim boa!

    Curtir

  8. kkkkkkkkkkkkkk

    TIRANDO A PARTE DO ADNET FICOU EXCELENTE!

    Curtir

  9. K. disse:

    Falou tudo! E tiop, nem liguei pro acidente aéreo rs 😦

    Curtir

  10. g. disse:

    kk verdade
    brasileiro so pode anda de carroça meu HUSADHUSHDAUSDA’

    Curtir

  11. Lucas disse:

    Cara, por isso e muito mais, eu digo que o Teletube é minha leitura obrigatória todos os dias. (2)

    Curtir

  12. evandro disse:

    não é o lugar mais apropriado pra postar isso..

    mas vlw kone por postar

    Curtir

  13. Lafaelle Oliveira disse:

    “Ok, nordestinos são pobres, ignorantes, irrelevantes.”

    INTERESSANTE…

    Curtir

  14. Danilo Miranda disse:

    Lafaelle, SINTA MINHA IRONIA E SARCASMO NO AR.

    Curtir

  15. Maayy disse:

    Cara, por isso que digo Teletube é minha leitura diária obrigatória!

    Mto show o texto…maravilhoso mesmo..e o pior d tudo é que isso aí é verdade…

    Curtir

  16. Daniel Augusto disse:

    O 15 minutos é ótimo e o Adnet também.

    Curtir

  17. marcel disse:

    isso é um TAPA na cara da sociedade, deviam espalhar isso por ai que nem espalharam aquele texto do kone (dessa vez com creditos err)

    Curtir

  18. Niw disse:

    Danilo,teus textos são otimos mesmo.
    Concordo com tudo que foi dito,vc é show rs

    Curtir

  19. Bruno disse:

    Sim, é sempre mais fofinho ficar chocado pelo o que a TV (o meio de comunicação mais hipócrita do universo) gosta de mostrar pra parecer bonitinho.

    Eu tenho asco de assistir aos tele-jornais, ou de ler jornais, pois eles são completamente manipulados.

    Ontem eu assistia ao Jornal Nacional, e eles lembraram daquele jornalista que morreu há alguns anos, Tim não sei o quê (juro que esqueci o sobrenome, rs), e eu fiquei tão puto de ver aquela reportagem, pois só mostravam aquele tipo de violência porque aconteceu com o jornalista deles. Se fosse qualquer “vagabundo” (sim, é isso que nós, gente de bem somos), eles não estariam nem aí, quantas pessoas inocentes morrem aí e nada é feito? Como foi o jornalista deles que morreu, os criminosos foram presos e estão amargando na cadeia.

    Não é que o jornalista seja menos inocente que os outros, mas é foda ter que ver um tele-jornal que não se importa com a real necessidade do povo.

    No mais, ótimo post e me perdoem o desabafo.

    Abraços!

    Curtir

  20. Bruno disse:

    E outra:

    “Direitos humanos” é a coisa mais hipócrita que existe no mundo.

    Abraços!

    Curtir

  21. italow disse:

    Muito bom texto, principalmente os parágrafos 13-14

    Curtir

  22. o prefeito de florianópolis Dario Berger estava com passagens compradas nesse voo, por um beiço de pulga ela não morreu.

    Curtir

  23. aliás, ele foi pego pela propria primeira dama com um HOMEM, eu disse um HOMEM na cama.

    Curtir

  24. isso significa que ele é um viado do caralho

    Curtir

  25. e se eu sou preconceituoso eu não estou nem aí pra vocês kkk

    Curtir

  26. queria dizer que adorei o texto danilo e eu te amo meua migo

    Curtir

  27. diego disse:

    DASUDHAS nem sabia que aviao tinha caido vi isso agor

    Curtir

  28. cassiano oi disse:

    muito bom

    Curtir

  29. Bárbara disse:

    mto bom o texto Danilo ;D Adnet é mto ruim ²

    Curtir

  30. V! disse:

    HAHAHAH A mais sensata explicação pro avião: LOST, foram parar numa ilha que muda de lugar no tempo ou sei-lá-o-que.
    É bem capaz de algum nonsense ainda vir aqui e dizer: ‘Inundações no Nordeste? Como isso?’ e achar que só porque viu a notícia no Jornal da Globo ou leu na Folha de S. Paulo é o mais informado do mundo. Poucos percebem que quando as informações chegam aos grandes meios de comunicação já foram manipuladas para que fiquem ‘mais fofinhas’, mais ‘televisionaveis'[ótima palavra hahaha]
    Ótimo texto com um ótimo ponto de vista. Parabéns!

    Curtir

  31. Filiep disse:

    o aviao nao caiu OK, ele tinha uma parada pra mergulho em fernando de noronha pena q o diesel acab

    Curtir

  32. Ninha disse:

    tirando a parte do Adnet, o resto é fato (:
    e
    “Direitos humanos” é a coisa mais hipócrita que existe no mundo.²

    e

    POR FIM~~~~~~~~~ euri do douglas 😆

    Curtir

  33. Kreps disse:

    “no parágrafo do “O mesmo pai de família” você disse tudo que eu sempre quis dizer mas não conseguia organizar as ideias. você mandou muito nesse post.”

    Danilo, você é inteligente. Tem gente que pra ser engraçado, precisa ser idiota. Você tem um ótimo senso de humor e inteligência pra não ser só mais um alienado nesse país/mundo/universo.

    A partir de hoje, considere-me seu fã.

    Curtir

  34. ale disse:

    texto show danilinho (:

    Curtir

  35. DANILO

    É IMPOSSIVEL EXPLICAR IRONIA PELA INTERNET HEHE

    VC JA SABE DISSO KKK

    LAFAELLE, VC ENTENDEU VAI

    Curtir

  36. Jander disse:

    Cara, por isso e muito mais, eu digo que o Teletube é minha leitura obrigatória todos os dias. (3)

    Direitos humanos para humanos direitos!

    Curtir

  37. Apoiado. Muito bom!

    ;D Retwitarei

    Curtir

  38. Kazuo disse:

    Será q um dia o Brasil vai mudar e as pessoas tbm ??

    belo texto

    Curtir

  39. Bernardo disse:

    Sociedade em colapso! Diretamente proporcional ao consumo desenfreado, abuso dos recursos naturais, globalização e tudo mais. Não, não sou nenhum esquerdista. Mas essa é a realidade. Não é de hoje que a sociedade vem adquirindo valores e conceitos que agride diretamente o bem estar físico/mental do próximo, mas desde os primórdios do mercantilismo isso vem se agravando. E se acentua com a globalização presente, que faz todos esses conceitos/valores/informação fluírem de uma forma jamais vista. Esse sarcasmo quanto aos “direitos humanos” não existiria se cada um de nós parasse de pensar um pouco no nosso próprio umbigo. Não adianta pararmos paramos para nos questionar, se no dia seguinte voltaremos para o mesmo cotidiano. A possível (?) solução está na mobilização e na conscientização de cada um. Boa iniciativa lol

    Curtir

  40. Bernardo disse:

    e belo FAIL (FAEL) também. Me empolguei e errei. N ME BANE PLS

    Curtir

  41. Bernardo kkk disse:

    e belo FAIL (FAEL) também. Me empolguei e errei.

    N ME BANE PLS 1!!

    Curtir

  42. Bernardo kkk disse:

    e belo FAIL (FAEL ???) tambem. Me empolguei e errei.

    N ME BANE PLS 1!!

    Curtir

  43. e belo FAIL (FAEL ???) tambem. Me empolguei e errei.

    N ME BANE PLS 1!!

    Curtir

  44. ctrl + c
    ctrl + v

    Salvar
    Imprimir
    Sair

    vai ter gente colando esse texto em prova =[

    Curtir

  45. melon disse:

    *clapclapclap* Danilo para presidente

    Curtir

  46. amanda disse:

    amargurado

    Curtir

  47. Eu disse:

    Pô, concordo com tudo que você disse. Pena que eu não li. aushuahshasauhsASHUASHUHASHuauhduii

    Curtir

  48. Vanessa -- ! disse:

    Você tem um ótimo senso de humor e inteligência pra não ser só mais um alienado nesse país/mundo/universo.

    * mesma

    (você escrevou “memsa” no paragrafo 16)

    Curtir

  49. diih disse:

    tiop asim eu noa chorei com nenhum “acidente” comofas/

    Curtir

  50. Felipe Ribeiro disse:

    Então…

    Depois falam que não há preconceito no Brasil.
    Apesar da bagunça do texto, vc tem razão.
    É clichê falar, mas os 3 “pês” são excluidos, é fato.

    Curtir

  51. Haha, finalmente alguém falou da bagunça do texto. Realmente ficou bem zona mesmo kkk mas valeu

    Curtir

  52. Rita disse:

    Momentos de tempestade cerebral costumam ser os mais produtivos, quando se tem sensibilidade o suficiente.
    Você esbanja.
    Os riscos são inerentes à vida, mas a observação apurada pode nos indicar o rumo provável das coisas.
    Excelente texto.

    Curtir

  53. É cara você precisa de uma cerveja…

    “Sou brasileiro e me conformo sempre”

    http://revistatpm.uol.com.br/blogs/eneaotil/2009/06/04/o-papel-de-cada-um.html

    Curtir

  54. Amanda disse:

    te amo, danilo

    Curtir

  55. pink_buna disse:

    mandou muito bem nesse texto Danilo
    concordo com td o q vc disse aí
    (eu sei, eu sei… mtus já t falaram isso mas fazer o q eu ser um ser sem criatividade nenhuma D:)

    eu nunca chorei com um acidente q já passou na TV, como faz?²

    Curtir

  56. Danilo Miranda disse:

    chorei quando o mamonas e o airton sena morrerao

    Curtir

  57. Arthur Soares disse:

    Palmas. Belo texto.

    Curtir

  58. Daniel Alves disse:

    devia ter mais posts assim

    mas ae, o Marcelo Adnet é MUITO BOM

    Curtir

  59. Fabricia disse:

    legal o texto, mas tem que ler com atenção, muita atenção, pra entender…
    =/
    e eu gosto de Marcelo Adnet, só não gosto do kiabo.

    Curtir

  60. Renato Psycho disse:

    “Sem hipocrisias: se Dilma Roussef não tivesse ficado doente, não teria a mesma intenção de votos que hoje tem.”

    É verdade. Tirando o fato de que ela pertence ao partido que quitou a dívida externa brasileira, controulou a inflação e melhorou a vida de 129038 pobres, concordo plenamente.

    Curtir

  61. kurt disse:

    “Somos um povo que resolve demonstrar seu voto por um Fernando Collor sem histórico e precedentes. A uma pré-candidata até então desconhecida, apenas pelo fato dela ter adquirido um tumor. Nunca um tumor foi tão lucrativo. Sem hipocrisias: se Dilma Roussef não tivesse ficado doente, não teria a mesma intenção de votos que hoje tem.”

    pois é, triste mas é isso mesmo. curti o texto, bem coerente. MAS…..

    KD O DANILO MIRANDA GAROTO SUPIMPÃO E SAPECA QUE FAZIA POSTS SUPER ENGRAÇADOS E ALEGRAVA MEUS DIAS

    Curtir

  62. italow disse:

    ow RENATO C ta loco o PT acabou com o lula ne besos

    Curtir

  63. Torres disse:

    Fazer um texto desse tamanho pra fechar com um bairrismo babaca desses? Tá reclamando da hipocrisia do povo em não dar a mesma atenção às enchentes do Sul e do Nordeste e tenta sectarizar paulistas e cariocas desse jeito? Na boa, volta a fazer piadas de tiopês porque textos sérios não são a sua praia.

    Abs.

    PS: o blog é bom, mas só com humor…

    Curtir

  64. AC disse:

    Super concordo com vc Danilo
    menos em uma parte. Adnet é bom sim, 15 minutos é ótimo…
    Tipo, tudo que você disse é a mais pura verdade, eu ainda sou menor de idade e minha mãe fica ligada em tudo que eu faço, olha notas, testes, provas, tarefas feitas, fiscaliza o que faço no pc…
    eu não gosto muito, mas apesar disso acho super necessário que alguem controle e fiscalize nossa vida enquanto precisa…
    parabéns pelo texto, ficou muito bom mesmo. apesar de jovem acho hipocrisia tudo isso que acontece nessa merda de país.
    bjs

    Curtir

  65. Renato Psycho disse:

    “ow RENATO C ta loco o PT acabou com o lula ne besos”

    Você é paulista, né? Só pode…

    E, concordo com o Torres quando ele diz

    “Tá reclamando da hipocrisia do povo em não dar a mesma atenção às enchentes do Sul e do Nordeste e tenta sectarizar paulistas e cariocas desse jeito? Na boa, volta a fazer piadas de tiopês porque textos sérios não são a sua praia.”

    Curtir

  66. isa disse:

    minha casa virou lagoa ):

    Curtir

  67. gwt disse:

    Belo texto, sério.

    ABSMEADDNOS2

    Curtir

  68. Fernando disse:

    “Fazer um texto desse tamanho pra fechar com um bairrismo babaca desses? Tá reclamando da hipocrisia do povo em não dar a mesma atenção às enchentes do Sul e do Nordeste e tenta sectarizar paulistas e cariocas desse jeito? Na boa, volta a fazer piadas de tiopês porque textos sérios não são a sua praia.”

    Concordo plenamente.

    E o comentário sobre a Dilma Rousseff foi absolutamente desnecessário. Ou você acha que contrair um câncer está nos planos de algum político? Mesmo que garantisse votos, não se pode olvidar que ela poderia morrer antes de tomar posse do cargo. Portanto, é de se supor que câncer não é uma boa plataforma política.

    Você já pensou em substituir o Diogo Mainardi?

    Curtir

  69. Fernando disse:

    E a pergunta foi pro Danilo.

    Curtir

  70. Karine disse:

    to com preguiça de elogiar demais então fica nisso: muito bom, de verdade.

    Curtir

  71. Biaanca disse:

    eu nunca chorei com nenhuma tragédia³,sou sem sentimentos?

    ‘…um pai que dá total acesso à Internet pra sua filha de 12, 14 anos sem o mínimo controle’

    O-K,eu tenho 14 (qase 15) anos e uso a net avonts,isso é um problema? HUSDAUSDHUAS

    Curtir

  72. Letice disse:

    Se essa foi a única parte do texto que t atingiu de alguma maneira, Bianca, então sim, é um problema.

    Ótimo texto, Danilo, como sempre.

    Curtir

  73. Daniel disse:

    Vou mandar o a url da postagem para várias pessoas..

    Curtir

  74. Daniel disse:

    muito bom mesmo

    Curtir

  75. eu disse:

    nao intendsi a iroonia na pate em qui tu fala dos nordestinos… ficou parecendo um “idiota”
    abçs!>

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: