Me convençam de que aviões são mais seguros que ônibus

Pois é, todos já sabem do avião da Air France que, muito provavelmente, caiu no mar e matou todo mundo. É o 3º grave acidente aéreo envolvendo o Brasil em 4 anos. Quando acontecem coisas desse tipo, eu me pergunto se aviões são REALMENTE mais seguros que ônibus.  Alguns fatos:

• Motor pifado/Pane elétrica: O ônibus para no acostamento e espera socorro. O avião cai.

• Ser atingido numa tempestade de raios: Com o ônibus não acontece nada, pois os pneus isolam a eletricidade. O avião cai.

• Ser atingido por pássaros: O ônibus fica, no máximo, com o vidro da frente trincado. O avião suga o bicho com a turbina…E cai.

• Mau tempo à frente: Para evitar riscos, o ônibus pode parar no acostamento e esperar as condições melhorarem. O avião TEM que prosseguir. O tempo ruim pode provocar uma turbulência e, dependendo da intensidade dela, o que acontece com o avião? Err, cai.

Aí, aparecem os estatísticos de plantão e dizem: “As chances de um acidente de avião ocorrer são 1 em 2,5 milhões; de ônibus, são 1 em 100”.

PORÉM, levando em consideração a ocorrência de ambos os acidentes, as chances de SOBREVIVÊNCIA nos de ônibus são INFINITAMENTE maiores que nos de avião. Sério mesmo, se desse pra eu ir pra França nadando ou surfando (Lapras, eu escolho VOCÊ!) eu iria.

SENDO BEM ESCROTO AGORA: IMAGINEM SE AS TORRES GÊMEAS TIVESSEM SIDO ATINGIDAS POR ÔNIBUS? NÃO TERIA ACONTECIDO NADA AHSJKALSSHJKSHJK BJOS

Daniel

52 Responses to Me convençam de que aviões são mais seguros que ônibus

  1. Logado como Super Mario Bloggers Finalizar Sessão >>

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  2. Juliana disse:

    UAHEAUEAHUAHAEUHAEUAEHAUEHAEUEAH o final foi NEGRO como o obina

    FALANDO NISSO VC VIU O GOL DELE KKKKK anem

    no ônibus não tem aeromoça, nem colete salva vida, nem suquinho, nem turbulência…

    aliás, Pidgey uses Fly! mandei bem, vai dizer

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  3. Daniel disse:

    HEHEHE

    VALEU FONE CONCORDO CONTIGO KRA

    ABRAÇOS

    http://www.reidabufa.com.br

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  4. TEORIA DA RELATIVIDADE, MAS NÃO SEI…

    HEHE SÓ DISCORDO DE VOCE… VC SE ENGANA

    CONTINUE PENSANDO ASSIM E VC VAI MORRER QUEIMADO NUM ONIBUS PELOS CARAS DO PCC… KKKK

    EU GOSTO DE AVIÃO E PRONTO

    ASS: SNATOS DUMONT

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  5. luluka disse:

    em caso de pani no obus ele perde o controle… bate na arvore… mata os primeiros passageiros e deixa os do meio deficientes… e os do fundo traumatizados…
    sem conta q os q morreram sofreram muito antes disso…
    de avião… cai (pq qq motivo)… vc nu tem tempo nem de ter medo… nem sofrer… o q é muito melhor… vc morre e nem percebe… só de nu sofre vc ja ta seguro =]

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  6. (Lapras, eu escolho VOCÊ!)

    SENDO BEM ESCROTO AGORA: IMAGINEM SE AS TORRES GÊMEAS TIVESSEM SIDO ATINGIDAS POR ÔNIBUS? NÃO TERIA ACONTECIDO NADA AHSJKALSSHJKSHJK BJOS

    ASFASUIFIHASUIFHAUIS AI MEU MORRI DE RIR MEU RIM ATEH DOEU

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  7. kubo, primo do kone disse:

    aehauehauihaeuaiehaiuehauiehauehauiehaiuaeuihuae

    agora usa dig, dugtrio!

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  8. Su disse:

    ‘(Lapras, eu escolho VOCÊ!)’

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK CHOREI LITROS!

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  9. Thah disse:

    Dan eu vou viajar esse ano de avião, VALEU
    IAUHEIUEHIUAHEI

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  10. evandro disse:

    PUTS KONE, SE VC NAO GOSTA DE VOAR NAO FAÇA OS OUTROS ODIAREM TB

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  11. andrine disse:

    TORRES GEMEAS AUHSIOHAOISHDOIAHUSOIDUHOIAHSIDUHASDÇL KAÇSLKD

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  12. Filiep disse:

    Lapras foi legal rs rs r ss r /

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  13. Bruno Viana disse:

    Lapras, eu escolho VOCÊ!
    ahauhaauhaauhuau

    sem graça pa kray!
    ahuahuahuauahuahu

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  14. chinchila disse:

    vai pra eu ropa de onibos ja q eh assim

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  15. tescar0* disse:

    asiDPOASKDPOKASPOdopASkdOPasdopSA
    linda *-*

    lapras GO!

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  16. Daniel eu escolho você!

    kkkk

    Realmente, as chances de acidentes com ônibus são maiores só pelo fato de que existe mais ônibus que aviões circulando no mundo.

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  17. sarcastonico disse:

    ou poderia:

    Pidgeott! Fly agooooora!

    e se salvaria do mesmo jeito.

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  18. auster disse:

    Lapras, eu escolho VOCÊ!) HUAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHA
    melhor que ir num staryu kkkkkkkkkk

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  19. Bernardo disse:

    Eu acho que

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  20. Daniel disse:

    ALIAS UM DOS ULTIMOS PAISES QUE EU IRIA NA EUROPA SERIA A FRANCA AFFFFFFFFFFF
    SO TEM MULHER QUE NAO TOMA BANHO E NAO SE DEPILA LA KKK sai

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  21. jana disse:

    OW LEGAL Q VC FEZ ESSE POST FALANO CMG

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  22. Caio Tsuh disse:

    LAPRAS EU ESCOLHO VOCE KKKKKKKKK

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  23. G. disse:

    é pq vc nunca fez o trajeto campinas/sp – floripa/sc com o motorista de onibus q eu sempre pego! husheiush
    Sempre q to no aviao com turbulencia lembro do motorista pra nao ficar com medinho ^^

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  24. Daniel disse:

    eu já andei 700 km num ônibus fedendo a mijo e com um negão maneta e narcoléptico do meu lado, SÉRIO ):

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  25. disse:

    Eu acho que

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  26. diih disse:

    eu achoq o vião foi sequestrado pelos cara do paquistão ;~~

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  27. Vinícius disse:

    Obrigado senhor Óbvio.

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  28. Ravi disse:

    Vlw kone por postar

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  29. Tom disse:

    Então, você somente errou em TODOS os fatos =D

    Exceto o mal tempo que são obrigados irem a frente, porém, existe todo um planejamento de verificação do tempo, quando não está possivel o avião volta a base =D

    Aviões são isolados, raio não interfere
    Uma pane eletrica só seria capaz de derrubar um avião se conseguisse queimar o sistema de comando, que fica super protegido

    Enfim, as chances de um engarrafamento ou uma colisão entre aviões é beeemmmm menor do que a de onibus 🙂

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  30. Bárbara disse:

    diga não aos aviões 🙂

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  31. Poly disse:


    bgs

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  32. infoxp disse:

    O avião não cai com tempestades e raios, eles são projetados para suportarem até furacões. No caso de haver uma tempestade muito séria, existe o radar para informar os pilotos e eles podem seguir outra rota.

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  33. Bárbara disse:

    aah obrigada tio :L

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  34. marina disse:

    ah dpnds vai compara
    onibos vose demora 8 vezes mais,alo/

    mam tengo medo de altura comi proceder/
    [pura vddr, :(]

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  35. italow disse:

    to contigo daniel concrdo com tudo rs
    lapras kkkkkk nadav

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  36. tipasin disse:

    SE DE PANE NO SYSTEM OF COMAND EU:
    PIKACHU, EU ESCOLHO VOSE FLASH

    ignorar

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  37. iasbeal disse:

    nosa ta de parabes

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  38. F. disse:

    AEUDHIAUEHDUIEAHDUIAEHDUIHEAUIDHEAUIHDUIEAHDUIEAHDUIEAHDUIHEA

    wtc atingido por um busao, kkkk

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  39. Danilo Miranda disse:

    Hahaha muito bom o texto inteiro, principalmente falando das Torres Gêmeas kkkk

    pior é gente que ainda tenta responder argumentando sério kkk

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  40. Fogazza disse:

    Tom você é piloto ou aeromoça?

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  41. barney disse:

    Isso de carros serem seguros por causa de pneus é mito!
    São seguros sim mas por causa da gaiola de Faraday, ou seja, uma descarga eletrica, formada por negativos eletrons, na gaiola de Faraday, por terem sinais iguais, se repelem ficando o mais longe possivel um do outro, ou na superficie externa da gaiola. Nenhuma eletricidade passa por quem fica no interior da mesma.
    gaiola de Faraday = Parte metalizada do carro…

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  42. Irvy K. disse:

    PREFIRO O GYARADOS OK DIK BJS

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  43. brisa disse:

    LAPRAS eu escolho vc haushauhsuahsuahsauhsuahsau

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  44. vicente disse:

    pode andar de onibus que eu ando de aviao

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  45. daniel disse:

    cara, fala sério… você só colocou coisas a favor dos ônibus. E a favor dos aviões? Por exemplo: e se um bando parar o ônibus no caminho para assaltar os passageiros e resolver matar alguns? Se resolverem para o avião para assaltar, o ladrão cai…

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  46. MARCO disse:

    ESQUECEU DE FALAR DAS VANTAGENS DE POR EXEMPLO SARRAR A BUNDA DA GOSTOSA , SUPORTAR O SUVACO FEDORENTO DE UM CICLANO DO SEU LADO, AQUELA BUFA QUE O CARA QUE COMEU UMA BUCHADA SOLTA POR CAUSA DO APERTO, E UM PELA JEGUE QUE VOCE PODE TOMAR NA NUCA, UMA BATIDA DE CARTEIRA OU RELOGIO ESFREGAR A CARA NO PEITO DA GOSTOSA QUE ESTA NA SUA FRENTE OUVIR A GALERA DO FUNDO CANTANDO UM PAGODE, E ELOGIANDO A MAE DO COBRADOR, E AQUELA BLITZ QUE ESTA LOGO A FRENTE COM AQUELE POLICIAL TODO EDUCADO QUE TE CORRIGE E PARECE QUE QUER FAZER OMELETE COM SEUS BAGOS, ENFIM TEM TUDO ISSO DE VANTAGEM O BUSAO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

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  47. Adial Júnior disse:

    Motor pifado ou pane elétrica: em aviões a manutenção é constante e tem até um prazo para se trocar peças. Mesmo estando boas tem que ser trocadas. Sendo assim a probabilidade de dar problemas é menor. E não é bem assim que o avião cai: meu pai viu uma reportagem que o avião pode planar até 80 km, é só o piloto não perder a cabeça.

    Ser atingido numa tempestade de raios: li que os aviões são projetados para a fuselagem aguentar uma descarga de raios.

    Ser atingido por pássaros: não é tão comum assim mas se ocorrer concordo que no vidro o pássaro vai quebrá-lo e descompressurizar a cabine. Quanto a cair na turbina teria que atingir as duas porque ele voa com uma só sabia?

    Mau tempo: teria que ser um furacão para derrubar um avião, já voei duas vezes com mau tempo e tudo ocorreu bem. E um jato pode desviar penso eu, pois ele voa muito rápido.

    Sobre as torres gêmeas depende, pois o ônibus poderia estar carregado de explosivos já pensou?

    Agora sobre os ônibus: correm o risco de um caminhoneiro dormindo entrar de frente com eles, principalmente numa rodovia não duplicada e sem acostamento. Correm o risco de assaltos que no avião não tem. Podem cair num rio e você se afogar. Você pode ficar aleijado num acidente se sobreviver.

    Não sou contra ônibus, mas na verdade não existe segurança absoluta, até andando na calçada você pode cair e se quebrar.

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  48. Matheus Augusto Rezende Pereira. disse:

    Impossível um avião cair devido a um raio em pleno voo. O contato constante do ar com a fuselagem do avião faz com que a mesma fique eletricamente negativa. Bom, eu não sei você, mas eu aprendi que um raio é feito de elétrons, certo? E também não sei se você já ouviu aquela frase que até virou ditado popular: “Os opostos se atraem e os iguais se repelem”. Bom eu já. Nesso contexto, seria impossível um avião cair devido a um raio. Poderia sim cair em uma tempestade de raios, mas seria por outros motivos, fortes ventos de proa que desestabilizam a aeronave ou coisa do gênero por exemplo. A probabilidade de um avião cair é de 1 a cada 6 milhões de decolagens. Há risco? Obviamente, mas até você comendo uma simples maçã haveria risco, sei lá, vai que se engasga e morre ( Deus que me livre desejar mal a alguem) mas é só um exemplo. Você e todo brasileiro sabe como andam as estradas brasileiras, bem, não são das melhores. Um acidente em uma rodovia seria bem mais provavel do que um acidente aéreo com vítimas fatais. Aí muitos me falam, mas um simples erro numa aeronave pode acabar com vidas, futuros. Verdade sim eu as digo. Mas é por isso que os profissionais pilotos comerciais, executivos, militares, etc; recebem treinamentos muitas vezes até absurdos para que nada afete a seurança e autonomia em voo. Falo isso po experiência própria. Sou piloto privado(PP) e estou cursando Ciências Aeronáuticas para me tornar um piloto comercial(PC) e acredite, para você entrar como co-piloto, eu disse co-piloto de uma empresa aérea grande no Brasil, você necessita de no mínimo 1500h de voo. É um tempo considerável né? Entao meu chapa, meu objetivo não foi repreendê-lo se pensou desse maneira, mas sim, explicar-lhe um pouco mais sobre a aviação. Pode ficar tranquilo, escolha a viagem de avião, mais seguro e mais rápidos, sem falar nas outras vantagens que eu poderia passar o dia aque falando sobre. Fique tranquilo, se tier muito medo, os comissários(as) de bordo estão ao seu dispor e com treinamento adequado para cada tipo de situação e passageiro. Resumindo, avião é muuuuuito melhor que ônibus, vai por mim! Abraço e desculpa qualquer coisa.

    Matheus Augusto Rezende Pereira.
    Piloto Privado.

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  49. Matheus Augusto Rezende Pereira. disse:

    Esqueci de comentar sobre suas outras situações, bem, mas não tem problemas, deixo-as logo aqui:
    Você diz: ‘• Motor pifado/Pane elétrica: O ônibus para no acostamento e espera socorro. O avião cai.’

    Bom, pode haver pane no(s) motor(es) durante um voo? Sim. Mas geralmente, aviões de empresas aéreas voam muito alto, lá pela casa dos 37 35 mil pés, o que mais ou menos 11km da terra em relação ao nível do mar. Muitos pensam, poxa, aí é píor, porque aprendi que quanto maior a altura, maior a queda. Sim é verdade, mas isso na aviação não é muito bem visto, quanto maior a altura, maior o tempo que o piloto dispõe para tomar alguma atitude. Imagina você a 3 mil pés e o motor falha, o tempo que o piloto tem é muuuuito menor. A uns 35 mil pés po exemplo, o piloto tem como fazer a aeronave planar com a ausência dos motores. A pane elétrica não acontece muito em aviões, mas pode acontecer. Se for esse o caso, o voo por instrumentos (IFR) estará comprometido, mas com certeza o piloto não é cego, o voo visual estará funcionando perfeitamente. Quanto a essas 2 situações não tem o que temer, manutenções são feitas periódicamente nas aeronaves, pode confiar.

    Você diz: “• Ser atingido por pássaros: O ônibus fica, no máximo, com o vidro da frente trincado. O avião suga o bicho com a turbina…E cai.”

    Cara, isso realmente tem se tornado um perigo sim. Mas olha só, os momentos mais propícios para isso acontecer são durante os 2 mais críticos de um voo, decolagem e pouso. Na decolagem já existem (inclusive no Brasil) equipamentos que fazem disparos sonoros antes da decolagem e pouso de um avião que afasta os pássaros e os coloca fora da área de risco. No pouso a mesma coisa. Aí você me pergunta: “E lá em cima?”
    Bom, não foi catalogada até meus estudos mais recentes, um pássaro que consiga voar a 11km da terrra. Não há oxigênio suficiente a essa altura para isso. Então, fique tranquilo!

    Você diz: “• Mau tempo à frente: Para evitar riscos, o ônibus pode parar no acostamento e esperar as condições melhorarem. O avião TEM que prosseguir. O tempo ruim pode provocar uma turbulência e, dependendo da intensidade dela, o que acontece com o avião? Err, cai.”

    Bem, não é bem assim. É para isso que servem as comunicações via rádio durante um voo em altitude de cruzeiro. As torres correspondentes à área que você está voando, informa ao piloto todas as condições metereológicas no rumo do voo. Isso não tem como o piloto prever, devido a isso a comunicação é vital! Se a torre informar condições um tanto quanto adversas para voo, mas que não ponha em risco as vidas ali presentes, você ouve aquela voz do piloto falando da cabine: “Senhoras e senhores por favor afivelem seus cintos, dentro de instantes estaremos atravessando uma área de instabilidade.” Somente isso, você irá sentir um tremorzinho vai, mas isso é normal até para áreas estáveis. Bom, em casos extremos, uma tempestade forte, o avião é orientado a pousar em um locar próximo até que as condições climáticas melhorem. Assim, os passageiros são acomodados em hotéis por conta da impresa aérea ou ficam no aeroporto se as previsões de melhora forem para logo. E em alguns casos, o avião nem decola do seu local de partida. Aí você me diz: “E o avião da Air France? Ele caiu devido a uma tempestade”. Verdade, mas aconponha meu raciocínio. Ele estava vindo da Europa, certo? Para trás só tinha oceano e uma loooooonga distância até a Europa novamente. Para frente, seu destino e uma tempestade forte. O que fazer? Ir para trás, acabar o combustível e você cair no oceano de certeza ou tentar passar pela tempestade e ir apra o destino que já não estava muito longe? Aliás, a tempestade não era tão forte e o avião era bem grande, um Airbus 380 se eu não me engano. Essa aeronave resiste bem a tempestades devido ao seu tamanho. Bom, a decisão do piloto foi certa, continuar nessa caso. Mas então por que ele caiu? Pois é meu caro, tanto eu quanto você sabemos que todas as informações não foram reveladas pelo governo francês, não tem como dizer o que levou a aeronave a cair. E se foi algo completamente diferente da tempestade? Bom, fica a dúvida. Então, pode ficar tranquilo quanto ao tempo, muuuuito difícil um avião cair por causa disso. É por isso que você vê nos noticiários estrangeiros aeroportos completamente parados por causa do mau tempo. Pode ficar tranquilo!

    Você: “PORÉM, levando em consideração a ocorrência de ambos os acidentes, as chances de SOBREVIVÊNCIA nos de ônibus são INFINITAMENTE maiores que nos de avião. Sério mesmo, se desse pra eu ir pra França nadando ou surfando (Lapras, eu escolho VOCÊ!) eu iria.”

    Nisso em concordo plenamente com você. As chances de alguem sair com vida em um acidente aéreo de médio a grande porte é de 1 em 40 milhões. Já no ônibus não. Mas levando em consideração que pra acontecer um acidente desse porte, 6 milhões de decolagens terão que serem feitas para que apenas 1 sofra o acidente. Isso acaba que minimizando infinitamente a probabilidade de 1 para 40 milhões. Bom, não quero te julgar, pelo o que eu vi você tem medo de avião, okay, tudo bem, sem problemas, completamente normal! Agora, de você ir nadando ou surfando pra França foi ótimo! hahahaha. Da Lapras então melhor ainda! Pokémon foi minha infância. Meu caro, espero ter esclarecido um pouco melhor para você sobre a aviação como um todo, isso foi apenas a potinha do iceberg. Portanto, escolha o avião e seja feliz chegando mais rápido e com mais segurança do que de ônibus! Eu sou piloto e recomendo viagens aéreas! Um Abraço, qualquer coisa estamos aí!

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  50. Matheus Augusto Rezende Pereira. disse:

    Desculpem os erros de português a grafia, fiz tudo às pressas e não deu tempo de corrigir! ^^ Abraços!

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