Sociedade moderna e ciência política com Chaves.

Com certeza qualquer um de nós já assistiu Chaves. O programa que sabe-se lá há quantos anos passa no SBT foi e sempre vai ser sucesso entre todas as idades. Embora vários modelos de programa humorístico tenham surgido, a fórmula mágica do programa ainda está para ser desvendada. O culpado pelo sucesso? Sim, Roberto Gómez Bolaños. Como todos sabem, é o homem que também atende sob a alcunha de Chespirito e, também, o garoto pobre da vila, o Chaves.

Seria uma estupidez da minha parte se eu estivesse aqui fazendo piadas com o programa, ou então relembrando cenas que todo mundo conhece – choveríamos no molhado. O que poucas pessoas percebem, é que este mirrado homem chamado Chespirito não é somente um gênio do humor. Da forma mais brilhante possível, ele conseguiu reunir em poucos personagens a miniatura de uma sociedade moderna – conceito de classes sociais, conflitos e disputas de poder, ideologias e, sobretudo, uma crítica sutil ao mundo em que vivemos. Talvez a figura mais explícita a respeito disto que estou falando seja o Chaves – o menino pobre que não tem o que comer. Porém, acredite, praticamente todos os personagens traz uma crítica junto de si e uma caricatura que ainda hoje faz sentido.

Para facilitar a explicação, dividirei os personagens por ordem hierárquica que aparecem em qualquer na sociedade capitalista ( claro, em uma hierarquia aos olhos daqueles que narram a História, ou seja, sempre pela visão dos vencedores, nunca pelos vencidos).

Seu Barriga

Dono de toda a vila, Seu Barriga faz o papel do capitalista. Está na vila religiosamente para pegar os rendimentos de sua propriedade. Apesar de já ter todos os confortos que o dinheiro pode dar, como uma mansão e uma brasília bege e,  aparentemente, com um grande capital investido; insiste em acumular mais riquezas, fazendo seu dinheiro virar ainda mais dinheiro, explorando a todos com a cobrança do tributo mensal.

Professor Girafales

O intelectual da série, tenta impor a todos o seu saber erudito, científico e europeu em detrimento à cultura popular e latina. Por ser professor, julga-se capaz de corrigir ou criticar a postura do outro – sempre seguindo-se o manual escrito nos livros. Também coloca-se no direito de ser juiz que media os conflitos entre os moradores da vila. No entanto, fracassa em todas as atitudes acima mencionadas, inclusive enquanto leciona, aplicando um modelo falido de ensino que desde a Idade Média não funciona mais.

Jaiminho, o carteiro

A figura do Jaiminho é a perfeita representação da precariedade do funcionalismo público, que também é visível no Brasil. Sempre evitando a fadiga e deixando a entrega das cartas sob responsabilidade do destinatário, o carteiro demonstra toda a precariedade do aparato estatal; com instituições servindo de cabide de empregos e uso da máquina pública em benefício próprio.

Dona Florinda e Quico

Cópia fiel da classe média preconceituosa e reacionária. Não se misturar com as classes inferiores à sua é um mantra que seu filho assimila e entende que não deve conviver com aqueles que não compactuam com seu estilo de vida mesquinho. Vivendo às custas da aposentadoria de seu falecido marido que pertencia às forças armadas, vive uma vida rasa e decadente, vivendo de aparências, sem nem mesmo assumir um relacionamento sob o receio de ser mal vista pelos outros.

Chiquinha

A Chiquinha é o início do contraponto da sociedade moderna. Inteligente e curiosa, é a representante do movimento feminista. É quase sempre o pivô de desentendimentos entre os personagens, principalmente entre Quico e Chaves, que são sempre passador para trás por ela. A Chiquinha é a recriação da mulher na sociedade – não faz papel de frágil e nunca está em situação de inferioridade entre as outras crianças da vila nem aos adultos, que chega a enfrentar de igual para igual sempre através da argumentação. Reparem que, embora sempre esteja chorando, ela nunca apanhou de ninguém.

Seu Madruga

Juntamente com a sua filha, formam a família revolucionária, renegadores dos valores modernos e capitalistas. Seu Madruga é o ingovernável, uma pessoa que não se sujeita às pressões da sociedade ou do Estado. É desempregado por opção, tem poucos bens e tem plena convicção de que não precisa mais do que isto para viver. Questiona a autoridade de seu senhorio nunca pagando o aluguel e está sempre em conflito com a classe média, que tenta empurrar valores totalmente ideológicos.

Mais alguém? Escreve aí no comentário quem tá faltando e qual o papel dele(a) na sociedade.

45 Responses to Sociedade moderna e ciência política com Chaves.

  1. Aglio disse:

    Paty : mina gostosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Curtir

  2. Danilo Miranda disse:

    Muito bem lembrado, Aglio.

    Espero descrição pro Kiko.

    Filho de Vó, você é muito maior que nosso blog, hehe.

    Curtir

  3. Rafa disse:

    é claro q ta evidente q falta a tia da paty, akela coroa nham nham hmmmmmm…
    AHUASHUSAHUASHUASHAHSUHAS

    espero pela descrição da bruxa do 71, do sr furtado, do godines, do garçom do buteco da florinda….brinds kkkkkkkkkkkkkkkk chaves maniaco aqui…

    filho d vó esta d parabens CARA

    po cara tu podia fazer tb uma escala d maldade pros vilões do chapolin: o tripa seca, o quase nada, o….. to viajando aki COGUMELO MUCHO LOCO haUAhuaHUAhuaHUAh AWAY

    FLOW

    Curtir

  4. gasparzinha disse:

    A-DO-REI!!!

    Curtir

  5. Tirulipa disse:

    Uhmmm … se não me engano faltou o CHAVES !

    Curtir

  6. lydia disse:

    MUUUUITO BOOM! Filho de Vó teorizando Chaves! Amei!

    Curtir

  7. disse:

    AMEI!! Chavez rules o/

    Curtir

  8. theo disse:

    Filho de Vó é o melhor para sempre.

    Faltou a Dona Clotildes que renega os valores e ideologias absurdas do catolicismo, praticando sua religão pagã e venerando Satã.
    Faltou a bisavó da Chiquinha (cujo nome não me recordo agora) que quebrava todos os padrões de comportamento impostos pela sociedade capitalista, ignorando o seu superego e deixando o id galopar nos pastos da França napoleônica.
    Tem a também a Paty que representa perfeitamente o estereótipo do tipo de garoto que num futuro bem próximo sofrerá as consequências da sua sensualidade precoce pelas mãos de algum maníaco pedófilo. Aos 17 anos se tornará uma grande estrela de filmes pornôs bisexuais e, ao falir com os 25, tornar-se-á frentista ou secretária em alguma empresa importante.
    Faltou o Nhõnho que jogava todos aqueles padrões de beleza e magreza no lixo, apesar de sua posição social bastante elevada. No futuro ele será um playboy drogado e bombado.

    Curtir

  9. kone disse:

    Muito bom.

    Acho que um dos personagens mais importantes foi esquecido: O TAMARINDO kk bronx.

    Curtir

  10. luan disse:

    meu. me emocionei na descrição do madruguinha lindo meu amor

    Curtir

  11. luan disse:

    “Tem a também a Paty que representa perfeitamente o estereótipo do tipo de garoto que num futuro bem próximo sofrerá as consequências da sua sensualidade precoce pelas mãos de algum maníaco pedófilo. Aos 17 anos se tornará uma grande estrela de filmes pornôs bisexuais””

    weiapoweiapoweiapoweiapoweiapoweiapoweiapoweiapoweiapoweiapoweiapoweiapoweiapoweiapo

    Curtir

  12. ~Cíntia disse:

    Um post sério no teletube? e não foi o Danilo? =O
    aauhauhuhauhauahauahauhauah

    ADOREI a descrição do perfil dos personagens
    Só acho que o Chaves merece uma fotinha tbm =(
    hauahauahauahuahuh
    Esse é o melhor seriado de todos os tempos, o que mostra que não é preciso muito dinheiro investido quando se tem uma mente brilhante no comando. É uma pena que o seriado não resistiu à batalha de egos =/

    ps: Faltou a Dona Neves mesmo… o exemplo clássico da parte da populaçao idosa que não tem assistência por parte do governo e nem respeito por parte dos jovens.

    Se vc é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda, amanhã vejo serás, velho serás velho serás…

    Chaves forever õ/

    Curtir

  13. Sabah disse:

    NÃO FOI VOCÊ QUEM INVENTOU ISSO…!
    EU JÁ RECEBI VÁRIOS E-MAILS COM ESSE TEXO AE…!
    E ALÉM DE TUDO ESQUECEU O CHAVES…!
    PLAGEADOR!

    Curtir

  14. dicoco disse:

    gerador de discórdia vc hein

    Curtir

  15. […] Ok. Você não gosta, vá para o tópico abaixo (Sociedade moderna e ciência política com Chaves.) […]

    Curtir

  16. raffahh disse:

    olhaa, post sério. =D
    chaves estará para sempre em nossos corações s222

    filho de vó, tu é o cara

    Curtir

  17. Sabah, se você é espero o suficiente pra acusar alguém de plágio, tem que ter hombridade de PROVAR isso. Estamos aguardando.

    Curtir

  18. Lu disse:

    HAHA GENTE? melhor que o lula

    Curtir

  19. FaEl disse:

    gostei
    to com uma saudade do chavez
    ainda ta passando no sbt?

    o da paty foi foda! =D

    Curtir

  20. Dieguuu disse:

    😀

    Curtir

  21. danóbis disse:

    filho de vó eh brilhante

    Curtir

  22. Rod disse:

    tem o seu furtado que representa os sem oportunidade que tem que descer ao nível do marginalismo pra sobreviver.
    tem o chapolim que aparece em 0,1 episodio na serie inteira, é o ídolo e é visto como a salvação para todo e qualquer problema, ou seja, é deus :O
    temos figurantes que aparecem toda vez, que representam a escória da humanidade (?)
    tem o godinez que é sempre o injustiçado, o coitado, sempre é tirado pra cristo mesmo quando não faz nada.
    E MUINTO MAAAAISS!

    VIVA EL CHAVO! \o/

    Curtir

  23. Giovana disse:

    Saiba que você estragou a minha infância, obrigada. 😦

    Curtir

  24. ambrósio disse:

    muuuuito bom! é uma coisa que ninguém pára pra pensar 🙂 show

    Curtir

  25. +81 disse:

    Falta o Godinez, o maloquero que levava o mp3 pra escola e escondia os fone no boné e ficava viajano a aula toda e ainda tirava uma com a face do psor cantando de vez em quando rs

    O Filho de Vó é um tesão ceis num acham?

    Curtir

  26. R...B... disse:

    achu q o nho nho era emo

    fik dik

    Curtir

  27. Repórter Rodriguez disse:

    Um post de legaldemaisdaconta.

    Não é a toa que o humor é a maior arma do artista.
    Faz-se graça das coisas com as quais nos acostumamos e sem perceber absorvemos junto da irreverência, a paródia social que está imbuída nesse tipo arte.

    O papel da Tv, do teatro do cinema não é só entreter ou vender.Existe sim, o valor social e político.De reflexão e crítica que passa por quem o produz(no caso o Chaves) e chega(ou deveria chegar) ao seu receptor( o público).

    O chaves não é o único a fazer isso. OS SIMPSONS também parodiam o estilo de vida americano de forma menos sutil.Mais ácida.

    Fica a dica para O FILHO DE VÓ.
    JÁ QUE NÃO FOI PLÁGIO, TRAZ TB UM POST SOBRE A CRÍTICA SOCIAL DOS SIMPSONS.

    melhora o nível do Teletube.

    Curtir

  28. nini disse:

    genteeee faltou a Popsi [como eh q se escreve?]

    Curtir

  29. gilgomex disse:

    é…
    Seu Madruga é um fanfarrão anárquico mesmo.

    e Chaves é sem dúvida a série mais criativa da América do Sul…
    com piadas infantis e batidas (que creio q nem eram tão batidas na época), eles conseguem nos fazer rir q nem bobos.
    aliás, quantas vezes eu acabo rindo antes da cena acontecer… pq já sei o q vai acontecer.

    Curtir

  30. Natália. :) disse:

    foi o tal do filho de vó que escreeeveeu isso? GENTEEE

    Curtir

  31. Filho de Vó disse:

    Fui eu sim. O kibelouco que não ia ser.

    Curtir

  32. Thales disse:

    Karakas……..muito rox!!!
    Melhor post que já li nesse blog!!!
    FILHO DE VÓ,
    TÚ É O KkkkkARA(aquele kkkkkkara….).

    Curtir

  33. i! disse:

    falta o chaves

    fas o papel de pobr kkk

    Curtir

  34. miatrix disse:

    eu tinha um projeto de escrever um livro pra ganhar dinheiro com a grande massa que ia falar de um zilhao de coisas de cultura popular sob o ponto de vista critico. e chaves era um dos itens a ser discutidos. MAS VOCE COLOCOU NA INTERNET DE GRAÇA poxa vida. adeus milhoes

    Curtir

  35. dc disse:

    Filho de vó, de onde vc é ? (so pra tira uma duvida)

    Curtir

  36. Carlos Martins disse:

    ora faltou o padre que ajudou o chaves a voltar pra vila quando acusaram ele de ladrão, e támbem esse padre ajudou o sr. Furtado ou Defumado como dizia o chaves a ter vergonha de seus atos.

    Curtir

  37. Ana disse:

    Gostei… Agora me deu até vontade de assistir chaves de novo sob esse ponto de vista agora (Y)

    Curtir

  38. Professor Gustavo ( P.R.E.S.P ) disse:

    GENTE VAO LER UM LIVRO Q É MELHOR

    Curtir

  39. Fábio disse:

    Sobre o professor: Faltou dizer, que ele fumava, durante as aulas! o.O

    Curtir

  40. rosiane disse:

    E a D. Clotilde?

    Curtir

  41. clorofila disse:

    faltoUUUU o satanas o cachorrinhUSS da BruXA do 71 (0/

    Curtir

  42. […] até mentira, mas a turma do Blog Teletube.TV conseguiu mostrar toda a parte político-social do nosso querido-amado-idolatrado-rei-da-infância […]

    Curtir

  43. Camila disse:

    pena que faltou o chaponin ne

    Curtir

  44. joao disse:

    deixar de falar falar da prima chata do kiko do nhonho e o godnes passa mas a bruxa do 71 aguardo a descriçao dela ela era um dos principais perssonagens tambem

    Curtir

Deixe um comentário