Filho de Vó explica: crise americana

É, minha gente! O bicho está pegando por aí! Tá todo mundo falando dessa porra de crise americana, subprime e o caralho. Mas me diga? Você sabe o que é a crise americana, o subprime e o caralho? Ok, então explicarei a vocês a respeito da crise e do subprime.

Se vocês acessam sites de notícias ou assistem TV, com certeza viram que os Estados Unidos estão passando por uma grande crise – bancos fechando, federal reserve mexendo em juros e tudo mais. Porém, esqueceram de explicar em palavras simples o que está acontecendo e você, pobre leitor deste blog, não consegue entender patavinas. Pois bem, vou lhes dizer de forma simples para que vocês possam tirar uma nota boa na redação do vestibular este ano.

Imaginem uma economia mundial estável. Pessoas ganhando seus salários e gastando eles com bens de consumo, com imóveis e ausência de inflação. Todo este panorama, totalmente equilibrado fez com que boa parte dos governos do mundo inteiro reduzissem taxas de juros transformando os próprios países em terrenos pouco férteis para se investir. Ou seja, a troco de quê um banco te emprestaria dinheiro se o governo estipulou a taxa de juros a 1% ao ano? Você emprestaria dinheiro a alguém sob esta condição? Nem eu.

Então, o que os bancos e os investidores pensaram? “Ah, vamos botar nosso dinheiro no mercado hipotecário americano, ele tem uma taxa de juros maior que a média do mundo e poderemos ganhar mais dinheiro em cima do que nos nossos países”. Ok, eles foram lá e fizeram isso.

…E como que funciona o mercado hipotecário, também chamado de subprime? Você tem uma casa e não tem nenhum puto no bolso. Aliás, você só tem o seu salário. Então você chega para o banco A e diz: “minha casa vale 300 mil dólares, você me paga esse valor agora que eu prometo lhe pagar em prestações pequenas com juros de 8%. Se eu não pagar você fica com a minha casa”.Não me perguntem porquê, mas nessa negociação você não precisa provar renda.

Isto é vantajoso pra todo mundo: você recebe uma puta grana na hora,  e paga um pouco por mês ao banco. O banco A ganha em cima dos juros em longo prazo, que no final vai ser um valor muito maior do que ele te deu na hora.

Aí o investidor Chinês, que queria ganhar mais do que 1%, foi até um banco A que fazia hipotecas e fez a seguinte negociação: “Olha, eu compro esta dívida que o João da Silva fez com você e você me paga um juro de 6% a mais por eu ter comprado ela de você!”. Aí o banco A aceita e diz pro João da Silva: “Olha, um chinês comprou sua dívida. Você tem crédito livre.”. Aí o João da Silva vai ao banco B que também faz hipotecas e repete a operação. Enquanto ele fazia isso, um investidor italiano comprou a dívida do chinês, que pagou para o italiano juros de 3% por ele ter comprado toda a dívida de uma vez. No segundo banco em que o João foi, também informaram ele que a dívida estava paga, pois alguém da Inglaterra comprou a dívida de um australiano que comprou a dívida do João da Silva no banco B. O que o João fez? Sim, ele fez uma nova hipoteca no banco C, D e E.

Mas isso não aconteceu só com o João. Aconteceu com ele, com a Maria, com a Julieta, com o Roberval, com o José e com mais outros milhões de americanos. Como não se precisa provar renda para fazer este tipo de crédito, cada um fez várias hipotecas ao mesmo tempo. Atraídos pelos juros altos, vários investidores comprarem dívidas dos outros investidores, que compraram de outros, que compraram de outros…

Aí foi que a coisa fodeu toda. Num belo dia, João da Silva recebeu pelo correio 8 boletos de hipotecas de bancos diferentes para pagar. Só que ele só tinha dinheiro pra pagar um só, pois ele gastou todo o dinheiro que recebeu dos bancos. O que aconteceu? João da Silva foi pro banco A e disse:”Eu não vou poder te pagar”. O banco virou para o investidor chinês e disse:”Eu não vou poder te pagar porque o João não me pagou”. E o chinês disse pro italiano: “Eu não vou poder te pagar porque o banco não me pagou”. O italiano falou o mesmo pro inglês, que falou pro sul-africano, que falou pro árabe. O João foi no banco B, C, D e E e falou a mesma coisa, e os bancos falaram a mesma coisa pros que tinham comprado as dívidas. E isso aconteceu com outros milhões de americanos

O que aconteceu? Todo mundo virou pro João da Silva e disse: “Ok, se você não vai me pagar, me dá sua casa que a gente vai vender e ficar com o valor dela”. Acontece que era uma casa de 300 mil dólares para pagar uma dívida de 8 bancos e 32 investidores. Como se não bastasse, os outros bancos falaram a mesma coisa para o João e para os outros milhões de americanos que deram o calote.

E o que aconteceu novamente? Milhões de casas foram vendidas ao mesmo tempo, o que fez o valor delas ficarem a preço de banana. A casa do João, que valia 300 mil, agora não está valendo nem 100 mil e tem 8 bancos disputando pra ver quem vai vendê-la primeiro.

Resumo da ópera – o João foi morar com a família na rua, o banco A, B, C, D e E faliram pois não conseguiram recuperar o valor da dívida do João, pois a alta oferta de imóveis barateou os preços. Os investidores tomaram prejuízo e, para cobrir os rombos que tiveram, retiraram dinheiro de outros mercados em que investiam, incluindo o Brasil. Tal ação fez a bolsa de valores cair, afetando investidores locais que nada tinham a ver com isso, obrigando com que os preços ao consumidor sejam reajustados para cobrir prejuízos dos investidores locais.

Pronto! A crise chegou em você! A economia americana agradece!

71 Responses to Filho de Vó explica: crise americana

  1. Filho de Vó disse:

    nem li rs

    Curtir

  2. Gustavo disse:

    Mas se o João deu um calote milionário, ele nao foi morar com a familia na rua… com o valor de 5 hipotecas ele foi morar numa mansão.

    Curtir

  3. anoimnimu disse:

    nem li tb.

    Curtir

  4. economista turco disse:

    Obrigado pelas dicas.
    Eu vou botar Sara no lojinha pra cuidar da caixa agora.
    Aproveitando, compre no Lojinha da Turco:
    Encontre Jesus em até 15 vezes sem juros na cartão.

    Curtir

  5. gasparzinha disse:

    É mesmo. Como o cara foi morar na rua depois de ter hipotecado a casa 459 vezes?

    Curtir

  6. M disse:

    Cara, eu tô com sono e vergonha porque eu tava na sala, aí fui peidar e me caguei na frente da minha mãe e da minha tia, mas curti o post.

    Parabéns, Filho de Vó.

    Te como.

    Curtir

  7. Danilo Miranda disse:

    É quase como aquelas pirâmides de dinheiro. Brincando, nem é. Mais ou menos, vai.

    Curtir

  8. K. disse:

    minha inteligência aumentou 0,0001%, obrigada 🙂
    bjsmil :*

    Curtir

  9. Leandro disse:

    agora eu tiro 10 em economia internacional!

    obgdo filho da put, digo, vó!

    Curtir

  10. Bleu disse:

    Que legal, até que fim aprendi algo interessante ao invés de ficar rindo nessa merda de blog… =~

    Curtir

  11. AHAHAHAHAHAH

    GRACAS A DESU MEU DINHERO ESTA TODO ENVESTIDO NAS ILHAS GALACTAS

    Curtir

  12. F disse:

    agora eu tiro 10 em economia internacional!!!! [2]

    tanques iioooouuuu!!!!!

    Curtir

  13. Guilherme disse:

    nem li.
    post mt grande –‘

    Curtir

  14. Fabricia disse:

    hahahahahahahahah
    cada uma!!!

    +ou- crise de 29

    Curtir

  15. theo disse:

    nunca mais eu me envolvo nessas tranqueiras hipotecárias, prometo.

    Curtir

  16. irvykinneas disse:

    amei.
    MESMO.
    minha professora de economia internacional não soube me explicar tão bem =B

    Curtir

  17. L_ disse:

    e a tentativa de golpe na Bolívia?
    explica pra mim, explica
    .

    Curtir

  18. Danilo Miranda disse:

    Nossa me dá vontade de enfiar um foguete no cu de quem fala “nem li, mto grande” acender e sair correndo.

    Curtir

  19. Sabah disse:

    não gostei!

    Curtir

  20. fred disse:

    hahahahaha
    filho de vó genial
    😀

    Curtir

  21. Thah disse:

    noooossa, eu nem tinha entendido antes
    boa (:

    Curtir

  22. Julia disse:

    minha professora de economia internacional não soube me explicar tão bem =B[2]
    Adorei cara, explica ai agora o confronto Rússia e Georgia tenho um trabalho pra amanhã.

    Curtir

  23. F disse:

    Cara, fala ae do Galbraith e do Friedman. tenho trabalho pra amanhã também

    \=

    Curtir

  24. dicoco disse:

    agora eu tiro 10 em economia internacional!!!! [3]

    Curtir

  25. Fernanda disse:

    Nemly & Nemlerey

    Curtir

  26. Lin disse:

    af, nem li u_u

    Curtir

  27. lu disse:

    nossa, agora tudo faz sentido

    Curtir

  28. mayara disse:

    eu li, tendi tudinho*-*

    Curtir

  29. bisc8 disse:

    Thumbs up pra esse post.
    Filho de vó você é massa.

    Curtir

  30. raffahh disse:

    agora gostei de você =D
    tendi tudin.

    Curtir

  31. bisc8 disse:

    rindo do jorge (tadinho)

    filho de vó podia colocar tags nos posts hein.
    Bônus de alegria pra alguns leitores (como eu) (come nada).

    Curtir

  32. Amaaaaaanda disse:

    nemli’

    Curtir

  33. paola disse:

    realmente ficou tudo mto claro agora (:

    Curtir

  34. André disse:

    Agora encontrei um cara que deve mas que minha familia…e quanto será que vale minha casa?????

    Curtir

  35. MRaquel disse:

    esplica agora o aselerador de particolas da suissa LCD

    Curtir

  36. disse:

    olha a cagada: caiu na prova uma questão pedindo pra exlicar a crise!

    Curtir

  37. oiHAHA disse:

    Ótimo post, é Danilo a vontade é muito grande de explodir esse bando de idiotinhas que só pensam em falar tiopês e ficar rindo a toa.

    :*

    Curtir

  38. pedro disse:

    nemli
    (li sim, msa nentendi nadzzz kk)

    Curtir

  39. Brisa disse:

    eu sou humilde e não vou te enganar… li tudinho, mas eu já sabia disso (dá licença)
    ;D
    soufoda!
    mais ameei a sua disponibilidade pra explicar bonitinho e facinho aí! *-*
    bjoxau

    Curtir

  40. FaEl disse:

    post legal
    sempre soube q americanos era idiotas
    uauahuahuahuahaua
    ta aceito no brog filho d vo
    so falta ter uma foto d teletube tbm

    Curtir

  41. Lorena disse:

    aaah eu li *-*
    e gostei e quando vai ser a proxima aula?
    heauhaeuhaeuhaeuaehuaehae

    Nossa me dá vontade de enfiar um foguete no cu de quem fala “nem li, mto grande” acender e sair correndo. [2]

    Curtir

  42. Raay disse:

    Agora eu tiro 10 em economia internacional (H)

    Nem tenho essa matéria ._.

    Curtir

  43. lydia disse:

    filho de vó tambem é cultura

    Curtir

  44. Rafa disse:

    Rafa agradece a filho d vó..
    genial
    por isso guardo meu dinheiro no acre… me cobrem

    Curtir

  45. rodяigo disse:

    ainda bem que investi nos carrinhos da hot wheels
    obrigado vó

    Curtir

  46. disse:

    explicou melhor do que o Jornal Nacional 😀

    Curtir

  47. psysapiens³ disse:

    e quase isso ai!

    filho de vó = neto[?]

    Curtir

  48. André disse:

    TEM UMA BELA CARA DE NERD MESMO

    EU ESTUDO ECONOMIA E CONSEGUI NÃO ME FUDER NO MERCADO DE AÇÕES

    É JUSTAMENTE ISSO MESMO

    PARABENS PELO MELHOR TEXTO DO BLOG ATÉ AGORA, GANHOU DE TODOS DO DANILO…

    HAUHUAA

    FODA

    Curtir

  49. André disse:

    e como disseram aí

    TA ACEITO NO BLOG!!!!

    SÓ FALTA UMA FOTO DE TELETUBE

    Curtir

  50. Francisco disse:

    cara,se não fosse você eu ainda tava boiando

    FILHO DE VÓ PARA PRESIDENTE
    (de tuvalu RSRS)

    Curtir

  51. George W. Bush disse:

    O pais é meu e eu faço o que eu quiser com ele!

    Curtir

  52. disse:

    Fanfarrão esse João, neh?!

    affs, brinks? Wahhh…Filho de vó para presidente, oks??! o/

    Curtir

  53. […] Subprime: entenda a crise americana em palavras simples – Um texto bem claro e até divertido – se isso pudesse ser divertido – para entender a crise americana […]

    Curtir

  54. A.J. - Júnio disse:

    Post show! \o/ os comentários q deu preguiça de ler… teve cada genio! ate xamaraum o acelerador de particulas de LCD!! o.O estão projetando um acelerador de particulas pra aparelhos televisores?! o.O

    Curtir

  55. Perira de Barros disse:

    Caro amigo Vc. explica muito bem, porem, esta faltando algo. Todas as vezes em que algum banco recorre ao mercado secundário, vendendo notas de credito hipotecário, repassa também seu registro. Ou seja é mais ou menos impossível, vender a mesma nota
    duas vezes. O que houve na verdade, entre outras coisas, foi a divisão que se permitiu fazer de um mesmo contrato. Eu explico: Dividiram a o contrato em juros e principal. então faziam um contrato de financiamento durante os primeiros (5) anos apenas dos juros que o comprador deveria pagar, a partir do quinto ano, amortizavam os juros e o principal . Com isto as prestações ficaram muito mais baixas, e cabiam no bolso de muita gente. Os bancos, tanto la como aqui, buscaram dinheiro no mercado japones,
    ai sim a 1% ao ano mais pequeno (spred ) e aplicavam no mercado americano.
    Bem, dai todos sabemos o resultado né!!!!!!!!!

    Curtir

  56. AK disse:

    Muito boa explicacao, melhorers ainda foram os comentarios.
    tem muito candidato pra enfiar o foquete no cu….kkkkk essa do foquete foi a melhor!!!

    Curtir

  57. Rebeeca disse:

    Ótima explicação 🙂

    Curtir

  58. VELIA disse:

    os filhos do jao devem ta estudando numa faculdade bowas pra caralhe, hein? ou ele torra dinheiro como quem gasta papel higienico. rs

    Nossa me dá vontade de enfiar um foguete no cu de quem fala “nem li, mto grande” acender e sair correndo. [3]

    ps: e tem gente pra caralhe estudando economia internacional, hein? rs FIS INTERCAMBIO PELO ROTARY E QERO FASER RELASOES INTERNASIONAIS SERDES DIPLOMATA (nao o chocol aff pessima me enforquem) E

    pega esse povo todo, filho de vo. rs

    Curtir

  59. Dieguuu disse:

    \o/ agora sim entendi essa crise,tava boiando!!

    valeu!

    Curtir

  60. érika disse:

    Finalmente alguém com habilidade suficiente pra explicar essa palhaçada toda.
    Valeu!

    Curtir

  61. Luciana disse:

    Quem não leu deu bobeira e espero que leia!

    Mto interessante, precisamos de mais textos assim no Jornal Nacional o.O

    Curtir

  62. carol disse:

    aiiii mtooo boa a explicacao…de todos os lugares q eu lia te agora esse eh o melhor…parabens!!!

    Curtir

  63. Darth Vader disse:

    Nossa, é a pior coisa que eu ja li a respeito do assunto. Se vc não entende as coisas nào fala besteira por favor! Só ta passando desinformação. A crise hipotecaria é mito diferente do exposto acima e a relação crise americana X economia brasileira que vc expôs não é nenhum pouco verdadeira.
    Favor, se querem aprender um pouco da crise leiam sites especializados ou textos de pessoas que saibam oque estão falando.

    Curtir

  64. disse:

    nossa cara muito massa ae véi!
    flow

    Curtir

  65. […] excessivo quanto a uma possível recessão da economia mundial, como já foi muito bem explicada nesse brilhante post do Filho de […]

    Curtir

  66. marcelo disse:

    o que está sendo feito para que a crise dos EUA não afete outros países emergente?

    Curtir

  67. augusto pereira disse:

    eu gostei muito e consegui entender melhor. Pena que alguns idiotas continuarao imbecis.

    Curtir

  68. Quequé disse:

    O que é crise americana,afinal??

    Curtir

  69. Quequé disse:

    há idiotas o caraio*-*
    (augusto não se fassa d inteligente pq vc sabe q não é)

    Curtir

Deixe um comentário

