Festas Juninas

Existem combinações inesperadas que dão certo. Doce e salgado, amargo e azedo, bonito e feio, azul com verde, Chitãozinho e Xororó. E existem as inesperadas que, inexplicavelmente, as pessoas gostam. Aberrações como goiabada com queijo, queijo com açúcar, pamonha com queijo (sim, queijo não combina com praticamente nada no meu universo), passatempo recheada com pamonha, barra de cereal e brigadeiro, César Menotti e Fabiano.

Agora, junte muita terra – vermelha, irrequieta, ardida. Acrescente pessoas, muitas pessoas, andando, dançando sobre a mesma. Pessoas essas mal-vestidas. Nessa festa, tudo vale. As calças mal rasgadas, o bigode de canetinha preta, a camisa xadrez que você usava a 3 anos atrás, quando você era fã do Kurt Cobain, o cigarrinho de palha com uma liguinha plástica o enrolando em nada remetem à imagem do atual caipira que, certamente estará em sua chácara assistindo novela das 9 pela Sky, com uma Hilux na garagem. Na verdade, em nada lembra do caipira antigo ou pobre que, certamente tem o seu tipo de bom gosto e é feliz assim. Lá na fazenda.

MAE VOU PEGAR TODAS NA FESTA HOGE RSRS

Na decoração desse ritual quase tribal que fazemos em junho e chamamos de Festas Juninas, vale tudo: bandeirinhas de Folha de São Paulo, Estadão, Veja e Caras. Balão de tnt, palito do Kibon com recheio de lâmpada incandescente de 60w.

No som, não é diferente. Nas festas que têm um certo compromisso com a verossimilhança da coisa, você vai escutar 4, 5 horas da sanfona de MÁRIO ZAN enquanto as quadrilhas de cada série, separadamente, do jardim até o terceiro ano se mostram praticamente idênticas. É como dizer que a quadrilha do jardim é a do terceirão, só que com anões. Nos intervalos, nada de música caipira. Mas pra quem gosta de agromusic moderna, se deleitará ao som de Jorge e Matheus e outras duplas, a quem chamo carinhosamente de “os 45 irmãos gêmeos de Jorge e Matheus”. Mas não pasme se, em alguma dessas festividades da reciclagem não-sustentável, você escutar algum funk. Tá na moda, né.

Mário Zan, sua sanfona e suas fanfarronices

A comida? Ah, a comida. Vamos aos seus nomes. Quando não parecem que saíram de uma sessão com o Jack, o estripador, como Pé-de-moleque, Maria-mole, Dedo-de-moça, Dedo-aberto, acusam o teor gastrônomico pelas denominações. Maçã do amor (gente??), Canjiquinha (um nome que devia ser acompanhado por “rs”, pensa como combina: “canjiquinha rs”. Enfim, pra quem gosta, parabéns.

olhaquecoisamaislindamaischeiadegraça. ops, o que aqueles hot-dogs estão fazendo ali?

As atividades também se estendem a:

-Pescaria: pesque um peixe e se divirta com um Apito, dois chicletes e uma língua de sogra, Carlinhos.
-Correio Elegante: não se engane com o nome. Não existe coisa mais brega do que mandar ou receber um correio elegante.
-Cadeia: definitivamente, está entre a lista de brincadeiras mais sem graças e inconvenientes que você pode fazer com alguém. Disputa a tapa com jogar pessoas na piscina, jogar ovo no aniversário de alguém ou cuspir na bebida de alguém.
-Leilão: pague uma fortuna para comer frango assado e dividir uma sidra com sua namorada.
-Pau de sebo: a maneira mais estúpida de conseguir 50 reais. Você consegue esse dinheiro como servente de pedreiro com menos esforço e menos hematomas.
-Fogueira: tem fogo. E as pessoas teimam em pular. Gente?
-Bombinhas, traques, buscapés, foguetes e adjacentes: estupidez detectada. Vontade de enfiar um foguete no cu de quem solta e acender. Um sonho ainda a ser realizado.

As festas juninas vêm fazendo cada vez mais sucesso à medida que a população se torna cada vez mais urbana. Se você gosta de ambiente rural, o que é absolutamente legítimo, vá a uma festa na fazenda. Uma festa junina não é nem caricatura de uma festa na roça. Ponto pra quem ficar em casa.

E pros que já foram 3 vezes na vida a uma fazenda e acham que já pode sair por aí subindo em árvore e mexendo com qualquer bixo que encontra pela frente, só uma coisa: Você pode tirar o homem de dentro da roça, mas NUNCA tira a roça de dentro do homem.

Boas festas a todos vocês!

32 Responses to Festas Juninas

  1. Douglas Antunes disse:

    Danilim,cara nunca ri tanto ati no grog.

    -Pau de sebo: a maneira mais estúpida de conseguir 50 reais. Você consegue esse dinheiro como servente de pedreiro com menos esforço e menos hematomas.

    hauahuahauha
    meldels ri demias

    AFF E AINDA TEM QUE GUENTAR TODO MUNDO TE CHAMANDO DE CUMPADRIIII

    Curtir

  2. janaine g@tinha disse:

    hehe, só nao digo q o danilo fumo um basiado, pq nao tem erros de ortografia.
    mas eu tenho certeza q esse ódio q ele alimenta por festas juninas eh simplesmente, pelo fato de, na infancia, nunca ter sido escolhido pra ser o noivo

    😀

    hehe.

    Curtir

  3. Jaqueline disse:

    conjiquinha rs

    Curtir

  4. janaine g@tinha disse:

    q poha ¬¬

    mas intao, só nao digo q o danilo fumo um basiado pq nao tem erros de ortografia 😡

    HSUDGIUPSDHGUISDHGIUDSHG

    mas hein, certeza q o danilo só alimenta esse ódio por festas juninas pq nunca foi escolhido pra ser o noivo 😛

    HAHA

    Curtir

  5. caraleo de site 😀

    hehe, só nao digo q o danilo fumo uns basiado antes de escreve esse texto pq nao tem erros gramaticais :/

    HSDGPIAUHDGIUHSDIUGHASDUG

    mas eu acho, sinceramente, q ele só diz essas coisas malignas, graças a sociedade capitalista em q vivemos, opa! nao nao, só diz isso pq nunca foi escolhido pra ser noivinho nas festas juninas da escola dele (6)
    pronto falei!

    😀

    Curtir

  6. Janaíne disse:

    caraleo de site 😀

    hehe, só nao digo q o danilo fumo uns basiado antes de escreve esse texto pq nao tem erros gramaticais :/

    HSDGPIAUHDGIUHSDIUGHASDUG

    mas eu acho, sinceramente, q ele só diz essas coisas malignas, graças a sociedade capitalista em q vivemos, opa! nao nao, só diz isso pq nunca foi escolhido pra ser noivinho nas festas juninas da escola dele (6)
    pronto falei!

    😀

    Curtir

  7. Raphael disse:

    A camisa xadrez que eu usava não era da época que eu era fã do Kurt Cobain, eu nunca fui fã do Kurt Cobain, me desculpe, mas eu não concordo.
    Deixe a camisa xadrez em paz.

    Curtir

  8. Raphael disse:

    E ele realmente nunca foi escolhido pra ser o noivinho nas festas da nossa escola

    Curtir

  9. Raphael disse:

    Ahhhh
    só mais uma coisa.

    Essa birra dele ai com o correio elegante tem um motivo muito simples:

    ELE NUNCA RECEBEU UM CORREIO ELEGANTE.
    tenho dito

    Curtir

  10. Danilo Miranda disse:

    Raphael favor não lembrar dos traumas de infância que vivenciamos um do outro grato

    Curtir

  11. Raphael disse:

    Desculpa.
    empolguei

    Curtir

  12. Ródnair disse:

    Fui em uma festa junina uma vez de um colégio militar, né. Dai a merda da prisão era um pouco mais convincente , na verdade, era realmente convincente. A galera saiu de lá em um camburão e teve que responder processo e tudo.

    Fiz 2 meses de trabalho comunitário – dando papinha e limpando coco de véio – porque não tinha nenhum amigo para pagar 50 centavos para eu sair.

    Carai.

    Curtir

  13. Danilo Miranda disse:

    /\
    ||
    ||
    ||

    HAHAHAHA RODNEY EU TE AMO

    Curtir

  14. victormazzei disse:

    danilo, concordo plenamente que festa junina é brega e chata pra kct…sem contar que odeio foguetes e bombas… Parabéns pelo sucesso de blog. Voltarei mais vezes… Já está nos meus favoritos.
    abraço.

    Curtir

  15. Ligia disse:

    Eu perdi R$ 15,00 numa pescaria pra ganhar um brinde que não valia nem R$3,00.

    Curtir

  16. Tio Luca disse:

    prefiro ficar em casa na net
    🙂

    Curtir

  17. lu disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  18. Ana disse:

    Festa junina é sux. Preservar a herança caipira é um cu

    Curtir

  19. disse:

    Adorei ;~
    festas juninas só servem pra comer maça da meleca ;D
    e tenho dito

    Curtir

  20. verônica disse:

    pior se você for se deliciar com uma deliciosa *HAHAHA brincadeira* canjiquinha rs e encontrar algo indesejável lá! pior ainda se a tia que está vendendo fala ‘fui eu que fiz’
    Ô DILIÇA 😀

    Curtir

  21. Moderação Blogs disse:

    Boa galera.. hehehe

    To torcendo por vocês e pede pro Douglas me mandar o banner de voces pra por nos meus blogs!

    Muito bom e divertido o artigo.

    abs

    Curtir

  22. B!unda disse:

    Um post deprimente. Tão ridículo e ignorante quanto o dono que o fez.
    Experimente ir em um show das festas juninas meu caro, experimente assistir Alceu, Elba, Dominguinhos, Antonio Carlos do Aracaju, e outros grandes nomes da cultura nordestina. Mais lindo ainda é se deliciar com os tributos ao grande rei Luiz Gonzaga…

    Você deixou claro, e muito bem caricaturizado, o preconceito enraizado do Sudeste e Sul do país com o Nordeste. E quando falo preconceito, é PRÉ – conceito mesmo, visto que você parece não ter muita base e propriedade no que escreve, pouco conhecimento de causa para falar.

    Parabéns, meus parabéns garotão.

    Curtir

  23. Danilo Miranda disse:

    Primeiro, eu não citei, em nenhuma circunstância, algo sobre o nordeste. Aliás, nem lembrei que aí existe, me desculpa. Moro no interior de Goiás, posso me considerar praticamente um caipira, já que praticamente passei minha infância sendo obrigado a ir à roça.

    Vocês têm uma mania, chega a ser uma necessidade, de se mostrarem sofridos, ou vítimas de preconceito. Muda o disco, vai. Admiro as festas na roça de verdade, como já escrevi no mesmo post! Aliás, você leu o post até o fim com a devida atenção? O que quis dizer é sobre a caricatura mal-feita, a distorção que as pessoas de TODO lugar do país fazem com uma cultura que tem de ser respeitada, a caipira.

    E você mostra mais ainda seu bairrismo quando cita simplesmente grandes nomes da música nordestina como se fosse a única expressão cultural do nosso povo. Esqueceu? Moro na terra onde Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco, Liu e Léu, Craveiro e Cravinho, Ronaldo Viola e João Carvalho, enfim, MUITOS artistas de qualidade são cultuados. Será mesmo que não sei do que estou falando?

    Enfim, volto a repetir. Muda o disco. Não vista a carapuça antes dela ser costurada. Aliás, espero mesmo que ao menos dessa vez, você leia isso até o fim. A minha crítica é exatamente sobre a a falta de identidade com a verdadeira cultura caipira. Se não tem senso crítico e, por que não, senso de humor (nossa, isso é um blog de humor, pasme!), não entre mais.

    Abcs.

    Curtir

  24. disse:

    Nossa, isso mesmo Danilo!

    Curtir

  25. Douglas Antunes disse:

    danilo
    relendo agora seu post pela 58496 vez,que me toquei que”palito do Kibon com recheio de lâmpada incandescente de 60w”é maçã do amor né?

    Curtir

  26. Henrique Galdino disse:

    Eu particularmente sou nordestino, natural de Recife. Entratanto, moro no interior do Paraná a um bom tempo. Só venho tornar pública, não q isso valha algo, mas tornar público o fato que concordo com o Danilo quando ele diz que existe dentre os nordestinos mal resolvidos sobre sua sexualidade (ou nao). O fato que muitos têm a NECESSIDADE de se mostrar inferiores, sofredoes é RIDICULO, no mínimo. Isso chega a ser vergonhoso e você, o ser que fez a reclamação é que está denigrindo a imagem nordestina. Fico atônito que ainda existam pessoas com pensamentos tao medíocres.

    Ah, e Danilo, parabens pelo post, muito bom 😀

    Curtir

  27. Ray disse:

    B!UNDA ESPIRITO DE PORCO

    NAO GOSTOU? ENTRA NA FILA
    TEM INVEJA? VOCE NAO E O PRIMEIRO
    ME ODEIA? TENTE AO MENOS ME SUPERAR

    Curtir

  28. Jéssica disse:

    Rachei com o aí de cima.
    HIHIHIHIHIHIHIH (sou macho pela rizada, aprendi com as comunidades lá do orkut.)
    nemli.

    Curtir

  29. Lais disse:

    morri- muiiito foda o blog de vcs *-*

    Curtir

  30. Marrrrrrrrrcela disse:

    esse é meu post favorito de todos (L)

    Curtir

  31. frwegy disse:

    hf nmhmkg cdfffffffffffffff

    Curtir

  32. jana disse:

    pq eu comentei 20 vezes nesse post? UDHSGPUIASHDGUID

    Curtir

Deixe um comentário